O comércio de Rio Claro terá horário especial para atender aos consumidores na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24). As lojas de rua vão funcionar em horário estendido nesta sexta e sábado oferecendo mais tempo e comodidade para que os clientes façam suas compras, aproveitando as ofertas e promoções disponíveis.
De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Rio Claro), o comércio de rua abrirá das 9 às 22 horas nesta sexta-feira, dia 24, e das 9 às 18 horas no sábado, dia 25. No Shopping Rio Claro, os estabelecimentos funcionarão em horário normal, das 10 às 22 horas.
Há vários dias, as lojas vêm anunciando descontos e promoções para atrair os consumidores e alavancar as vendas. Para evitar qualquer tipo de problemas, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulga dicas importantes para o consumidor.
“O primeiro passo é obter informações sobre a loja ou empresa que está realizando a venda, inclusive, na venda on-line. É importante o consumidor ficar atento nos detalhes do produto, principalmente, brinquedos, eletrodomésticos e produtos têxteis”, orienta o Ipem-SP.
De acordo com o instituto, os brinquedos devem ostentar o selo do Inmetro e a escolha adequada do produto por faixa etária, pois esse tipo de medida evita acidentes. “Selecione o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. A faixa etária a que ele se destina – avaliada de acordo com o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental da criança – deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante”.
No caso de eletrodomésticos, a dica é observar que “todos os eletrodomésticos devem apresentar a etiqueta do Inmetro que informa sobre o consumo de energia”. Além disso, as lavadoras e fogões devem apresentar, além disso, informações sobre o consumo de água e gás, respectivamente.
Com relação aos produtos têxteis, as informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos como informações em português, composição têxtil, elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto, tamanho das peças etc.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro