A empresária do ramo de festas Talita Rubin não deixou de criar uma promoção especial para os clientes durante a Black Friday com descontos para fechamento dos contratos e com a oportunidade do evento ser realizado até 2022. “Já estou tendo um bom retorno. É importante participarmos, uma forma de ajudar a economia e o mercado neste momento de retomada, principalmente, para o setor de festas”, relatou.
A tão aguardada Black Friday, evento em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções e tem virado tradição também no Brasil acontece hoje (27). Além das vendas pela internet, lojas físicas já aderiram à campanha há alguns anos e, em 2020, a expectativa é ainda maior para que as vendas aumentem. A empresária Patrícia Souza que tem loja de roupas no Jardim das Palmeiras também vê como uma ótima oportunidade. “Sim é uma data que já se tornou especial para a gente, porém temos que ter o respeito com os clientes e oferecer ofertas e condições que são reais, essa também é minha preocupação e não dá para ficar de fora porque os clientes já esperam”, destacou.
A ação acontece na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos, pode ser uma boa oportunidade para comprar por um bom preço aquilo que o consumidor precisa ou deseja, porém em muitos locais os comerciantes começaram bem antes com a Black Week, como estabelecimentos do Shopping Rio Claro. “Faz 16 anos que tenho a loja e em todas as campanhas participamos junto ao shopping e essa não tem como ficar de fora. Oferecemos descontos bem atrativos de até 70% em alguns produtos e negociamos em várias vezes. A expectativa é boa, que os clientes venham e tenhamos um bom retorno nas vendas”, destacou a empresária Emaculada da Penha Godoy.
ACIRC
E se o período do natal é o mais importante para o comércio, a Black Friday que já faz parte do calendário, aparece principalmente neste ano como data próspera para o setor. “A Black Friday é uma grande oportunidade de recuperar as vendas ante o período de fechamento das lojas no período mais crítico da pandemia. Nossos lojistas estão preparados, com muita mercadoria, bons descontos, equipe preparada à espera do cliente. Consideramos uma grande momento para antecipar as compras de natal”, destacou o Presidente da ACIRC Antonio Carlos Beltrame.
ORIENTAÇÕES
Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.
Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.
Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).
Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
SEUS DIREITOS
Em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas.
Foto: Divulgação