A Diocese de Piracicaba está promovendo mudanças nas paróquias de oitos cidades da região. Vinte e três padres serão transferidos entre dezembro deste ano e fevereiro do ano que vem. Rio Claro terá mudanças no comando de oito paróquias e capelas, conforme anunciou ontem (10) o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, que nesta sexta-feira (11) completa dois anos de sua nomeação como sexto bispo da Diocese de Piracicaba.
De acordo com o bispo, as transferências fazem parte da dinâmica e da missão da igreja e da vida sacerdotal. Segundo ele, a medida tem como objetivo atender necessidades da Igreja em cada realidade, para melhorar e enriquecer a fé do povo.
“Muitas vezes, o povo e o padre estão contentes e acostumados com as coisas na paróquia. Isso é bom, mas depois de um tempo é importante promover mudanças. É comum que alguns fiéis se sintam contrariados, mas imaginem quantas oportunidades e coisas boas um novo padre pode trazer para a paróquia. E quanto o sacerdote pode ensinar e aprender em uma comunidade diferente”, disse Dom Devair.
A partir de 3 de fevereiro de 2023, o padre Luís Carlos de Siqueira Martins assume a Paróquia Bom Jesus, hoje sob o comando do pároco Edvaldo de Paula do Nascimento. O pároco José Geraldo Campos Penido responderá pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida a partir de 4 de fevereiro, atualmente comanda pelo padre Renato Luís Andreatto. No dia seguinte, 5, o padre Renato Luis Andreatto assume a Matriz de São João Batista no lugar do padre Antonio César Maciel Mota.
As transferências continuam na Paróquia Espírito Santo que passará do padre Ricardo Martins para o comando do padre José Maria Santos de Oliveira em 7 de fevereiro. O pároco Antonio Ramos do Prado vai comandar a Paróquia Imaculado Coração de Maria a partir do dia 9 de fevereiro, no lugar do pároco Antônio Carlos D’Elboux. Já o padre Anselmo Cardoso Martiniano atenderá a Paróquia São José Operário a partir do dia 10, hoje sob o comando do padre Carlos Roberto Dóllo.
A diocese também designou novos vigários paroquiais para as paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida que vão receber José Jorge Teodoro e Gutenberg Santos, respectivamente.
“Esperamos que os fiéis de nossas paróquias acolham com grande generosidade os padres e que juntos continuem a servir o Reino de Deus. Desejamos a todos, pastores e fiéis, abundantes graças de Deus no ano que se aproxima”, concluiu Dom Devair.
Outras cidades
Além de Rio Claro, as transferências de párocos também vão ocorrer em outras cidades da região. O padre Marcos Paulo Rodrigues vai assumir a Paróquia São José, em Corumbataí, a partir do dia 10 de dezembro. Em Santa Gertrudes, Paulo Sérgio Carlos assumirá a Paróquia São Joaquim em 2 de fevereiro. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipeúna, terá o comando do pároco Ronan Bellinelo Avino a partir de 5 de fevereiro.
Em Piracicaba haverá mudanças nas paróquias Santa Catarina (padre Celso de Jesus Ribeiro), São Pedro (padre Danilo Rubia Soares), São Francisco (padre Genildo Neves dos Reis) e Santa Rosa de Lima (padre Edvaldo de Paula do Nascimento).
Também em Piracicaba, paróquias vão receber novos vigários paroquiais: Imaculada Conceição (padre André Luís Pereira Ruffino), São João Batista Precursor (padre Aramis Bastos da Silva), São José (padre Mateus Kerches Nicolucci) e Catedral Santo Antonio (padre Henrique Dionísio Assis).
Em Saltinho, o padre Antonio Carlos D’Elboux assume a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e em Tupi o padre Carlos Roberto D’Ollo responderá pela Paróquia São José. O pároco Ricardo Martins vai comandar a Paróquia em Santa Bárbara D’Oeste e o padre Antônio César Maciel Mota a Paróquia Senhor Bom Jesus em Rio das Pedras.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Diocese