Quem não realizou a biometria até 19 de dezembro teve seu título cancelado e agora deve providenciar a regularização até o dia 6 de maio.
Os cartórios eleitorais de Rio Claro continuam atendendo a população e para regularizar o título é preciso comparecer a um dos cartórios portando os documentos necessários para realizar a biometria e reativar o título de eleitor.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, até a segunda-feira (6) 19.403 pessoas ainda não tinham regularizado a situação.
Consequências graves
Com o título de eleitor cancelado, o cidadão tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF bloqueado. Vale ressaltar que o CPF não é cancelado, mas sim bloqueado.
Documentos necessários
Para a realização da biometria é preciso documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver. O procedimento não tem custos, a não ser que o eleitor não tenha votado em eleições anteriores. Vale destacar que o cadastramento biométrico também é obrigatório para maiores de 70 anos.
Endereços:
110ª ZE – Rua 8, 819, avenidas 5 e 7.
288ª ZE – Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.
Foto: Divulgação