A biblioteca do Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro, será contemplada com equipamentos de tecnologia assistiva voltada para pessoas com deficiência visual. O município apresentou projeto no concurso São Paulo + Inclusão – Bibliotecas, realizado pelo governo do estado, foi selecionado e receberá kit com scanner leitor, linha braile e computador. “Mais uma excelente notícia para nossa cidade, especialmente para a comunidade com deficiência visual que, com essa conquista, terá melhores condições de aproveitar uma das mais importantes bibliotecas de nossa cidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.
O governo estadual ainda não estipulou prazo para a entrega dos equipamentos. Neste momento, devido a pandemia do coronavírus, a biblioteca do Centro Cultural está atendendo em sistema de plantão, com agendamento pelo telefone (19) 35228002.
Para a secretaria municipal de Cultura, Daniela Ferraz, a seleção de Rio Claro para receber os equipamentos representa mais um passo essencial na política de inclusão do município. “É um grande avanço que vai possibilitar o acesso a deficientes visuais a todo acervo da biblioteca do Centro Cultural”, destaca. Já foram realizados oficinas sobre inclusão na biblioteca e, em parceria com Instituto Incluir, curso de Braille voltado a professores.
O concurso foi promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através de convênio firmado com o Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Cidadania.
De acordo com o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer “este é mais um exemplo do trabalho de nosso município pela inclusão e pelo acesso à cultura e leitura, que são fundamentais para todos nós”.
O concurso contemplou projetos em 10 cidades de todo o estado de São Paulo. Um dos objetivos do projeto é garantir o acesso de pessoas com deficiência visual ao acervo de bibliotecas, equiparando as oportunidades das pessoas com e sem deficiência aos bens culturais.
Foto: Divulgação