A disputa pela vitória na corrida principal da MotoGP deste domingo foi decidida apenas na última volta do GP da Emilia-Romagna, com uma ousada manobra de Enea Bastianini. O italiano forçou a passagem contra Jorge Martín na curva 4, jogou o rival para fora e garantiu o 100º triunfo da Ducati na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Martín precisou se contentar com a segunda posição.
O espanhol garantiu mais 20 importantes pontos e abriu vantagem no campeonato porque o rival Bagnaia voltou a cair e abandonar.
Francesco largou na pole e liderou no início, mas depois perdeu rendimento e caiu para a terceira posição. Na metade final, reagiu e começou a encostar nos líderes, mas errou no fim da reta oposta e foi ao solo mais uma vez nesta temporada, terminando zerado no fim de semana em casa.
Marc Márquez foi discreto, mas aproveitou erros dos rivais para terminar na terceira colocação.Marco Bezzecchi ficou em quarto, à frente de Franco Morbidelli, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Aleix Espargaró,Álex Márquez e Miguel Oliveira no top-10.
Bastianini recebeu a bandeirada com 5s002 de frente e deu à Ducati o 100º triunfo na MotoGP. Além disso, o resultado em Misano garante o título de construtores de 2024 para a casa de Bolonha.
A MotoGP volta na próxima semana com o GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024.
Por E. Cortez / Foto: Instagram