Uma semana de muitas realizações para a família rio-clarense que respira basquete. Família Pacheco é sinônimo de sucesso, realização e competência no basquete e esse legado vem sendo seguido cumprido com muito esmero por Álvaro, Cauã e Caio.
ÁLVARO
O armador Álvaro Pacheco, pai de Cauã e Caio, conquistou o Campeonato Brasileiro pelo time de Rio Claro e conquistou inúmeros títulos. Atualmente, trabalha como treinador de basquete do Clube de Campo de Rio Claro. Nessa semana, Álvaro recebeu o convite para integrar a Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
De 12 a 19 de agosto, ele exercerá a função de auxiliar técnico na Seleção Brasileira Sub 16 Masculina. “Isso é um sonho que está sendo realizado, estou indo amanhã fazer esses treinamentos com a seleção e com certeza tornar bons frutos não só para minha profissão, mas para todos os atletas do interior, eu acredito que podemos fazer um grande trabalho e abrir muitas portas. É um motivo de alegria, honra e muito sacrifício”, ressaltou o Álvaro.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, Álvaro revelou estar muito feliz com o convite. “Vou tentar fazer o melhor trabalho possível para poder sempre estar envolvido e convocado para as próximas seleções. É motivo de hora para mim e para a cidade, pois sabemos que a gente tenta fazer um basquete de alta qualidade e isso é o fruto do trabalho de muitos anos. É muito tempo realizado atividades não só com a equipe de alto rendimento, mas os projetos sociais que atende pessoas carentes na cidade. O que mostra que quem faz um trabalho com pé no chão e afinco, sempre terá um lugar ao sol”, ressaltou.
Além disso, avaliou a importância dessa participação para a cidade. “É importante termos alguém da região para que possa abrir ainda mais as portes e desenvolver mais o basquete, com essa participação com certeza vamos ter a porta aberta junto à CBB e de alguma forma ter um olhar para a nossa cidade e região.”
A felicidade de Álvaro tem ainda outros motivos: os filhos Cauã e Caio. “Me sinto muito feliz por conta de tudo o que está acontecendo não somente para mim, mas para toda a minha família. Meus meninos estão tendo a oportunidade de representar o Brasil. É muito legal ver que o trabalhou que começou anos atrás, está revertendo em sucesso para a região. Se tivesse que expressar tudo o que acontece neste momento para mim e minha família a palavra-chave é: gratidão.”
CAUÃ
O Cauã, filho mais novo de Álvaro, foi convocado para a Seleção sub-16. Com um histórico invejável, Cauã recebeu o Título de Melhor Jogador de 2017 e figurou entre os cinco melhores do Estado de São Paulo, integrando, assim, a Seleção de Ouro da temporada 2018. Em 2019, foi convocado para a disputa do Sul-Americano Sub-14 de basquetebol.
CAIO
Caio, após ter participado de várias partidas junto à Seleção Brasileira, embarca neste domingo (15) para a Itália, onde firmou um contrato com de três anos com a equipe VL Pesaro, da Itália. A equipe italiana é treinada pelo técnico da Seleção Brasileira de Basquete Masculino, o sérvio Alexsandar Petrovic.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação