Rio Claro disputará a série Ouro da Liga Nacional de Basquete em 2019, competição com início em fevereiro e que dá acesso ao Grupo de Elite.
A informação foi divulgada na última segunda-feira (26) pela Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes, instituição fundada há 85 anos e que atuou em parceria com o município entre 2005 e 2008. O patrocinador Máster será a empresa Selmi, detentora das marcas Renata e Galo e a equipe será denominada Renata Basquete Rio Claro.
“Conforme orientação do Prefeito Juninho da Padaria, fomos buscar recursos na iniciativa privada, pois acreditamos que as verbas públicas devem ser aplicadas em outras áreas, embora o esporte faça parte do dia a dia da maioria da população”, explicou André Godoy, Vice-Presidente da nova diretoria da ABCD Bandeirantes. Outros patrocinadores confirmados são a construtora Caprem e a Unimed.
Já o presidente da ABCD Bandeirantes, José Aldo Demarchi, ressalta que o objetivo é resgatar a vitoriosa trajetória do Basquete de Rio Claro, cinco vezes Campeão Paulista e Tricampeão Brasileiro, além de conquistar os Títulos da Copa América e Sulamericano. “Foi o basquete, aliás, que alavancou vários projetos sociais realizados na cidade até dez anos atrás. Desenvolvidos em conjunto com as Secretaria de Ação Social e Secretaria de Esportes, esses programas contemplaram centenas de crianças em diversos bairros”, recordou o Presidente.
Para o secretário municipal de Esportes e Turismo, Ronald Penteado, o momento é Histórico. “Precisamos agradecer ao Prefeito Juninho da Padaria, que teve a sensibilidade de, em atendimento à nossa solicitação, investir na Quadra do Ginásio Felipe Karam, o que possibilita o convênio para o retorno do Basquete Profissional, marca de vitórias históricas e que vai certamente impulsionar novas gerações por intermédio do trabalho com as categorias de base”, destacou.