O Diário do Rio Claro foi acionado por populares que utilizam frequentemente os banheiros do Jardim Público, que contam com funcionários que fazem a manutenção, mantêm a limpeza em dia e adequados para o uso. Porém, um problema tem gerado diversos transtornos para quem necessita do espaço.
Ao chegar, é fácil constatar a situação, impossível ficar no local por muito tempo devido ao mau cheiro. Segundo informações, o encanamento de esgoto está entupido. “Eu utilizo sempre porque trabalho aqui por perto, mas está complicado, o mau cheiro está horrível, esses dias não consegui entrar e não é falta de limpeza, é problema no esgoto”, disse uma vendedora.
De acordo com os usuários, o problema no esgoto começou em dezembro. “A gente entende que não dava para interditar no final do ano, mas agora a época de mais movimento já passou, precisa ser feito algo para sanar o problema”, disse uma usuária.
Segundo os solicitantes, o vazamento do banheiro masculino atinge o feminino, os funcionários precisam ficar o dia todo secando os ambientes. “É perigoso pegar uma infecção, quem usa e eles que limpam”, observou um popular, acrescentando que uma mulher chegou a cair no local. “Era uma grávida, ela escorregou na urina que está vazando do banheiro masculino e atingindo também o banheiro das mulheres”, observou.
PREFEITURA
Foi solicitado um parecer da prefeitura sobre o assunto que, em resposta, afirmou que técnicos do setor de obras do município estarão hoje (16) fazendo o levantamento das intervenções necessárias para os sanitários do Jardim Público.
Iluminação
Umas das melhorias recentes do local, após reivindicação da população, foi a instalação de uma nova iluminação. O sistema foi entregue no dia 6 de dezembro.
Com as mudanças, o Jardim Público passou a ser a primeira praça pública de Rio Claro com iluminação de led, que é mais eficiente, econômica e durável. São 80 novos postes e 180 novas luminárias, em um serviço que inclui a troca de toda a fiação. O objetivo da prefeitura, como foi anunciado, é incrementar o local com mais atividades culturais noturnas. Além disso, 11 monumentos históricos e as árvores mais importantes receberam iluminação especial para torná-los mais atrativos ao público, valorizando ainda mais o patrimônio cultural e ambiental da cidade.
O local ganhou também ganhou 15 novas lixeiras com mecanismo que facilita seu esvaziamento. Bancos e coreto receberam pintura e árvores foram podadas.
Foto: Diário do Rio Claro