Formada em Rio Claro em 2009, o trio Garrafa Vazia é uma das melhores e mais criativas bandas do cenário independente brasileiro. Reconhecida e prestigiada. O som, cantado em português, é para todos: independente da faixa etária, condição social ou gosto musical. Culpa de suas viciantes e agradáveis melodias. Fruto da empatia junto ao público, banda e público coesos em uma sinergia rara, fiel e autêntica, que durante anos e anos rodando pelas estradas conquistou o respeito e notoriedade.
Agora, celebrando 13 anos, tocando sem parar, o Garrafa Vazia comemora também a nova formação. O baterista José Roberto, mais conhecido como Zé é o novo baterista do grupo musical. Está há mais de um ano na “família garrafa”: ensaiando, tocando com alegria, muita energia, feliz da vida. Fã da banda acrescentou mais dinâmica e pressão sonora. Sua “pegada” chama atenção de todos: toca forte e limpo: protagoniza catarses, epifanias, e sua experiência (inclusive tocou ao lado de ídolos do rock nacional dos anos 80) elevaram o status do entrosado trio.
Tudo graças ao seu super profissionalismo, técnica apuradíssima, pressão sonora e espírito coletivo natural. “Ele é boa praça, irmão mesmo. Quando toca, não quer outdoor, joguinho de ego, ele está a serviço da emoção, joga pro time, o Zé é comprometido com a canção, percebe a música como telepática poesia que move a usina da invenção e frui o calor do momento, une as pessoas” afirma o fundador, o vocalista e baixista, compositor e escritor, Mário Mariones.
Vancil completa o trio, guitarrista genial com sua Gibson Les Paul preta, marca inconfundível do guitar hero. Músico genial, compositor e produtor, assim como o Zé, é muito experiente, talentosíssimo. É muito consciente, sempre traz arranjos invulgares, requintados, porém longe de pompa e cafonice. É muito técnico no instrumento, e tem muito “feeling”, mas abomina virtuoso estéril. Vancil vai traduzindo sua bagagem de décadas e décadas de imersão rock and roll em elegantes e inspiradas linhas, riffs, solos de guitarra, límpidos arranjos envolventes.
Flores Sangrentas
Assim, esses três amigos — artistas plurais e incansáveis, entraram em estúdio para gravar “Flores Sangrentas”. Pra registrar o melhor momento da banda. Gravado em Rio Claro, no Refúgio Cultural & Estúdio Katharsis, meca da Arte & Cultura da cidade, fértil reduto onde cinema música e poesia experimentam a profusão leitosa entre o devir e o porvir, a nova música ganhou elogios de lendas do rock nacional e o grupo é destaque em grandes sites especializados.
A letra e a harmonia foram escritas por Mário Mariones. Zé na onírica engenharia do ato criativo brilhou, compondo um arranjo rítmico inovador, fez um riff de bateria muito marcante. Vancil e suas seis cordas cheias de consistência, explorou ecos, silencio, turvas texturas e microfonias de arrepiar, na galante e precisa viagem sensorial de suas vibrantes linhas de guitarras, ora etéreas e desconcertantes ora pulsando rock and roll e punk 77. Dono de uma inconfundível voz grave (voz de baixo profundo, muito rara), Mariones mostra maturidade lírica e a interpretação é autêntica.
Flores Sangrentas teve a produção com esmero e diligência ao lapidar calmamente todos os detalhes em um processo “conta-gotas”, desprovido de afobação apesar da natural ansiedade. Trabalho árduo envolto em um ótimo astral, com o produtor Gordo Darco e a banda.
“Queremos camadas, o Marião fala que agora o Garrafa é cinema é imersão nessa literatura latente efusiva na janela da alma, e sem perder a essência punk, a essência minimalista do menos é mais. A capa lindíssima de Flores Sangrentas teve o bom gosto de praxe, desenvolvida pela trendsetter e publicitária Teté, apelido de Stephanie Guardia, esposa de Mário Mariones”.
Flores Sangrentas é o auge da banda. Divisor de águas. O fã mais raiz pode ficar tranquilo. O Garrafa continua o mesmo, com a mesma identidade, evoluída e visceral, e claro que sem perder a simplicidade, o sentimento de contemplação da vida em uma cidade do interior em canções empolgante. Nos shows essa energia contagiante está cada vez em processo de expansão.
Flores Sangrentas está disponível no Spotify, Youtube, Apple Music, Tik Tok, todas as principais plataformas, totalizando mais de 150 plataformas digitais. Teve o lançamento pela gravadora paulistana Red Star. Siga a banda no Instagram: @garrafavaziaoficial e no Youtube. Em breve a banda lançará um clipe além de um documentário de sua jornada, trabalho da Bode Preto Produções em parceria Brazilit Films, ambas da cidade de Campinas.
Foto: Divulgação