‘Profissionais do Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro fazem um apelo para que as pessoas contribuam com doações para que não venha faltar aos que precisam de transfusões. “Estamos colhendo bem, mas a saída também está grande, portanto, solicitamos o apoio da população”, salientou a biomédica e responsável pelo setor, Caroline Sorrento.
A necessidade atual é dos tipos sanguíneos O- e O+. As duas tipagens estão com níveis mais críticos. “Essa é a maior necessidade, mas todos os tipos são bem-vindos nesse momento”, observou a profissional.
O chamado é para que o local consiga manter a média de coleta, que é de 25 a 30 doações por dia. Segundo a biomédica, o número varia muito de um mês para o outro. “O ideal é coletarmos de 350 a 400 bolsas ao mês”, destacou.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Além de pessoas que submetem-se a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Uma pequena quantidade do próprio sangue pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
Ainda de acordo com o órgão, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino. Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis no Brasil.
DOAÇÕES
Para ser doador, você deve ter entre 18 e 65 anos, peso mínimo de 50 kg, não estar em jejum e descansado, não ter ingerido bebida alcoólica durante 24 horas. O doador, ao chegar no local, passa por uma entrevista mais minuciosa para saber se está apto ao procedimento. Trabalhadores que realizarem a doação recebem atestado do dia para o trabalho ou declaração que esteve no local.
As doações podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas, ou no 1º sábado de cada mês, exceto feriados. O Banco de Sangue fica na Santa Casa de Rio Claro – Rua 2, 297, Bairro Saúde.