Nessa quarta-feira (15), o Guarda Municipal José Eduardo Verotti, como faz há cinco anos, dedicou seu tempo para ajudar o próximo. Após agendar seu horário, foi até a Santa Casa de Rio Claro contribuir com a doação de sangue. “Me sinto muito satisfeito em poder ajudar, ainda mais neste momento”, destacou.
BANCO DE SANGUE
A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que o Banco de Sangue segue com estoque estável e as doações são feitas mediante agendamento. Esclareceu que doações são sempre bem-vindas, mas não há solicitação da Santa Casa em nome de nenhum paciente.
Após agendar, a coleta é realizada de segunda, quarta e sexta-feira, das 7 às 11 horas. A cada meia hora são feitos de dois a três agendamentos, de acordo com a necessidade do Banco de Sangue. Em comunicado, a Santa Casa ressaltou a importância das doações neste momento de pandemia para manter o estoque em equilíbrio. O hospital alertou ainda que está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, tornando nulo o risco de contágio do COVID-19 no processo de doação. O telefone para agendar é o (19) 3535- 7022 e o 9.9288-9737.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis, conforme destaca o Ministério da Saúde. É necessário estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
É preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para as mulheres O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Foto: Leitor do Diário do Rio Claro