O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro será reaberto na próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro. A unidade está fechada desde o dia 21 de novembro do ano passado, quando o hospital anunciou a desativação do banco e informou que o abastecimento de sangue da cidade ficaria sob a responsabilidade da Unicamp (Universidade de Campinas).
O fechamento do Banco de Sangue gerou críticas, especialmente de vereadores. Diante da pressão, a Santa Casa voltou atrás e decidiu reabrir a unidade a partir deste mês, com coleta já na segunda-feira (9) das 7 às 11 horas. No entanto é necessário fazer agendamento prévio pelo WhatsApp (19) 9.9288-9737.
Conforme informações da assessoria de imprensa da Santa Casa, o Banco de Sangue vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas. Os doadores precisam agendar horário de atendimento pelo WhatsApp (19) 9.9288-9737.
A reabertura do hemocentro foi anunciada em 7 de dezembro após reunião com reunião entre o prefeito Gustavo Perissinotto; a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti; o provedor da Santa Casa, Danusio Antonio Diniz, e o vice-provedor Jorge Pedro; e os vereadores José Pereira dos Santos, Serginho Carnevale, Alessandro Almeida, Júlio Lopes e Hernani Leonhardt.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro funciona há mais de 70 anos, recebendo doadores, fazendo coletas transfusões. O serviço foi criado em julho de 1952, segundo crônica sobre o hospital publicada em 1985 pelo Arquivo Público de Rio Claro.
O fechamento de novembro não foi a primeira vez que o Banco de Sangue foi desativado. Em 11 de agosto de 2011, o serviço foi interditado porque estava fora das normas técnicas exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após readequação, o Banco de Sangue foi reaberto em 21 de junho de 2013 depois de quase dois anos de interdição. Na época, também houve mobilização social para reativação da unidade.
Doação de sangue
De acordo com a Fundação Pró-Sangue, os requisitos básicos para doação de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar autorização formal do responsável para doar.
Por Redação DRC / Foto: Agência Brasil