Depois quase dois meses fechado, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro será reaberto nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro. O serviço está fechado desde o dia 21 de novembro do ano passado, quando o hospital anunciou a desativação do banco e informou que o abastecimento de sangue da cidade ficaria sob a responsabilidade do hemocentro da Unicamp (Universidade de Campinas).
Com a pressão política e social, a Santa Casa voltou a atrás e anunciou em 7 de dezembro a reabertura do Banco de Sangue que vai acontecer a partir desta segunda (9), já oferecendo atendimento e coletas. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o Banco de Sangue vai funcionar três dias por semana. O atendimento aos doadores será realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas.
Porém, para fazer a doação de sangue, os doadores precisam agendar dia e horário de coleta pelo WhatsApp (19) 9.9288-9737. O atendimento será realizado somente com agendamento prévio.
A reabertura do Banco de Sangue se deve principalmente à pressão feita pela Câmara Municipal, especialmente do vereador Sérgio Carnevale (União do Brasil) que criticou por várias vezes o fechamento do serviço nas sessões camarárias, além de cobrar posicionamento do poder público sobre o assunto.
Diante disso, no dia 6 de dezembro o Legislativo convoco reunião entre representantes da Santa Casa, Fundação Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde para discutir o fechamento do banco. No dia seguinte, o prefeito Gustavo Perissinotto promoveu reunião entre as partes envolvidas e anunciou a retomada do serviço.
Da reunião participaram o prefeito Gustavo; a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti; o provedor da Santa Casa, Danusio Antonio Diniz, e o vice-provedor Jorge Pedro; e os vereadores José Pereira dos Santos, Serginho Carnevale, Alessandro Almeida, Júlio Lopes e Hernani Leonhardt.
Assim, o Banco de Sangue de Rio Claro voltará a funcionar a partir desta segunda-feira (9). O serviço funciona há mais de 70 anos, recebendo doadores e fazendo coletas. A unidade foi criada em julho de 1952, segundo crônica sobre o hospital publicada em 1985 pelo Arquivo Público de Rio Claro.
Por Ednéia Silva