Essa fruta tão democrática, prática e cheia de nutrientes é super popular no Brasil e altamente consumida pela população. Sim, nós temos banana! Ela é rica em carboidratos e potássio. Contém vitamina A, C, as do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio, como destaca o livro do Ministério da Saúde “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”.
As frutas, incluindo a banana, são alimentos com papel fundamental na promoção e manutenção da saúde. Melhor ainda: elas são exemplos de alimentos in natura e devem fazer parte da nossa rotina alimentar. Suas características nutricionais beneficiam o funcionamento intestinal, devido ao teor de fibras, e o equilíbrio das funções vitais do corpo, além de auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
E por falar em saúde, a banana é uma fonte de energia! Seus carboidratos são absorvidos rapidamente pelo organismo. Ela também é a queridinha dos atletas, já que o potássio ajuda a evitar a fadiga e a câimbra muscular, enquanto as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e dos músculos. A fruta também é ótima para crianças e quem sofre de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia.
Não à toa, ela é considerada por muitos a fruta perfeita: amadurece aos poucos, fora do pé, facilitando a colheita. É de fácil transporte, tem bom aproveitamento e pode ser encontrada durante o ano inteiro. Mas apesar dessa enorme disponibilidade em terras brasileiras, a banana tem seu período de safra em janeiro, fevereiro, março, junho e outubro. É importante lembrar que comprar alimentos in natura no período de safra é uma ótima tática para consegui-los mais frescos, saborosos e mais baratos, principalmente quando comprados diretamente de quem produz.
Não tem hora ruim para a banana. Você coloca na bolsa, na lancheira e descasca na hora de comer, simples assim! E até verde ela serve para o consumo, virando a farinha que tem utilizações diversas na alimentação, incluindo o preparo de mingau, nhoque e até biscoito. E quando a fruta passa do ponto, ficando madura demais, ela vira ingrediente para o preparo de bolos, tortas, sorvetes e doces.
Banana-da-terra, banana-maçã, banana-nanica, banana prata, banana ouro, banana pacovan. Não importa qual seja o tipo, essa fruta amarela de formato alongado é sucesso absoluto na cozinha, seja comendo a fruta em seu modo natural ou em receitas doces ou salgadas. Para chegar na casa do consumidor fresquinha, é preciso percorrer um longo caminho. Uma jornada que começa no campo, passa pelas mãos de vários trabalhadores e termina na mesa dos brasileiros. (Fonte: Ministério da Saúde/www.gov.br)
Foto: Jana-Tomazelli