O Diário do Rio Claro dá sequência à série de entrevistas com os secretários municipais. Nesta edição, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo Yves Carbinatti, que esteve visitando as dependências do Diário e falou sobre a atuação frente à secretaria nesses primeiros meses de administração.
Em tempos de pandemia, “reinventar” foi a palavra chave da pasta capitaneada por Yves Carbinatti. Com as restrições impostas pelo Plano SP e pelo avanço da pandemia, a realização de atividades de turismo, lazer ou esportes foram restritas. “Não pudemos ter atividades, competições aulas, por isso foi o momento de nos reinventar, procurar reestruturar, pensar em novas formas de atender a população”, relata Yves.
Nesse entremeio, a secretaria se ocupou para realizar a regularização dos espaços, além da capacitação dos profissionais que atuam na secretaria. “Iniciamos o processo de revitalização, com manutenção dos espaços, equipamentos etc. Cuidamos para revitalizar o nosso material físico e humano, esperando pela liberação e retomada após a pandemia”, esclarece.
Nesse período de adaptação, a secretaria passou a realizar treinamento online para os professores, tanto os da secretaria, quanto os profissionais de projetos sociais ligados ao esporte. Além disso, começaram a ser ofertas aulas através da TV Claret. “Recentemente retomamos algumas aulas, sempre seguindo as orientações sanitárias, somente as modalidades individuais, com alguns professores vacinados e fora do grupo de risco. Os horários são reduzidos e a forma de realizar as atividades é outra também.”
Enquanto a maior parte das atividades segue impossibilitada de retornar, a secretaria buscou outras formas para atender o público. Uma delas foi a realização de um campeonato de jogos eletrônicos. O EGames com partidas de Playstation entre alunos da cidade está sendo um sucesso, a final será realizada no próximo mês. “Mais de 60% dos inscritos são alunos da rede estadual e, atualmente, quem está liderando é um aluno de escola pública. Foi uma ação que teve uma boa receptividade”, avalia.
BASQUETE
Um dos esportes mais admirados e queridos da Cidade Azul, o basquete tem novidades. “Estamos trabalhando para retomar a equipe já neste ano e disputar o Paulista”, assegura Yves, que conta que as negociações estão em andamento, agora tratando da parte burocrática e conversando sobre patrocínios. “Uma das questões que estamos conversando é sobre a procura por patrocinadores da própria cidade. São eles que entendem a importância do
esporte para o município, são eles que vão acompanhar e ajudar. Nossa proposta é seguir como o time de Franca faz, manter uma estrutura que não vai ser desfeita.”
BALONISMO
Outra tradição da Cidade Azul que já tem data marcada para voltar é o balonismo. Dias 26 e 27 junho acontece uma revoada e no dia 24 de junho o Night Glow. “É o começo para resgatarmos essa memória do balonismo na cidade. Já conversamos com as equipes que os locais de saída e chegada não serão divulgados, para evitar a aglomeração. Com isso, as pessoas poderão admirar os balões de suas casas. É um começo. Queremos trazer de volta os campeonatos, as disputas, mas a revoada será um resgate.”
AMADOR
A grande festa do futebol local, o Campeonato Amador segue incerto. “Infelizmente não depende de nós. A estrutura do Campeonato Amador é diferente de um campeonato da Federação Paulista, por exemplo. Não temos condição de realizar a testagem, isolamento, higienização dos espaços e em tantos campos que temos. Queremos retomar, pois é uma das paixões da cidade, porém sabemos que é inviável no momento. Por isso estamos cuidando para recuperar os gramados, cuidar dos campos e deixar tudo em ordem para quando voltar. Também estamos com uma relação estreita com a Federação Paulista, que nos orienta e dá apoio.”
CARNAVAL
Promessa de campanha e compromisso da administração, a retomada do Carnaval também está nos planos da secretaria. “Estamos trabalhando para regularizar a documentação das escolas de samba e tentar retomar assim que for permitido. Sabemos que na retomada não poderemos voltar com os desfiles competitivos, devido às condições das escolas, mas já estamos pensando.”
TURISMO
Em busca de recursos para o município, Yves esteve nessa semana junto à Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, AMITESP. O objetivo do encontro foi buscar apoio para que a cidade de Rio Claro seja contemplada pelo MIT, Municípios de Interesse Turístico. “Nós já estamos nos organizando para implantação do Conselho Municipal de Turismo e buscando parcerias para estruturar o Plano Diretor Municipal de turismo.”
“Nos últimos quatro anos Rio Claro não teve o Contur, o que impede a vinda de alguns recursos para cá. Vamos retomar o Contur e transformar Rio Claro em um MIT, visando mais recursos e investimentos”, comenta Yvez, lembrando que o município conta com muitas opções turísticas, além de festividades tradicionais que serão retomadas. “Vamos resgatar a Festa de San Genaro, a Festa das Nações e tantas manifestações tradicionais.”
Ainda no âmbito do turismo, Yves lembra que o setor retornou à Estação Municipal. “Todos aqueles prédios pertence à secretaria, desde a Casa Amarela, a Fonte dos Ferroviários – que voltou a funcionar – e um barracão, onde guardamos os equipamentos. Fazia mais sentido a secretaria ali, em um dos grandes símbolos de turismo da cidade, que é a Estação. Aliás, já conseguimos através de parcerias os insumos para a pintura de toda a fachada da Estação”, concluiu.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro