O evento é considerado um dos mais importantes da dança no país e em mais um edição vai contar com representantes de Rio Claro. É o Festival de Dança de Joinville que reúne grandes profissionais que se destacam nesta arte.
Bailarinas da Cia de Dança Kátia Corrêa se apresentam neste sábado (23) em um dos palcos. Thais Bordin, Malu Araújo, Carina Caetano, Keity Corrêa, Cristiane Ap. Corrêa e Gabi Dantas dirigidas pela coreógrafa Kátia Carolina Corrêa representam a cidade com a coreografia “Desgastes”. É uma coreografia de Contemporary Jazz. É a primeira vez que o conjunto se apresenta, mas eu já participei como bailarina em várias edições anteriores e em 2019 dancei no palco principal e competitivo desse festival, que chamamos de PALCÃO, o mais disputado”, salienta a coreógrafa.
A Cia já participou de outros grandes festivais como Fidfest em Santos, RV Festivais, FestCampos em Campos do Jordão, Santa Dança e Cacondance entre outros e claro que o de Joinville é uma grande conquista. “Estamos muito felizes e ficamos contando os dias, estar num festival desse nível e grandiosidade é uma oportunidade incrível para o crescimento das bailarinas e alimento pra alma, para os amantes dessa arte”, observa Kátia, salientando a visibilidade que o evento traz além da importância da dança. “É muito importante tanto para o bailarino como para o coreógrafo/professor participar desses grandes festivais, pois podemos partilhar da troca de conhecimento, acompanhar outras Cias, ter a oportunidade de prestigiar outros trabalhos e aprender com eles também. Ser aprovado e estar no palco de um festival dessa importância, com certeza, só vem para somar no currículo do bailarino, comemora a professora que ministra as aulas no Floridiana Tênis Clube.
As bailarinas já se apresentaram ontem (22). “Foi maravilhoso. Tivemos uma resposta super positiva do público. Algumas pessoas vieram falar com a gente. As alunas estavam muito emocionadas. É a realização de um sonho”, destacou Kátia. Hoje (23) elas sobem ao palco novamente, às 14 horas na Feira da Sapatilha.
O Festival começou no dia 19 e segue até sábado (30). Participantes de todo o país e até mesmo do exterior viajam à Joinville para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade. Além disso, há um leque de opções para aprimoramento profissional por meio de didáticas inclusivas, com o oferecimento e realização de cursos, oficinas, workshops, palestras, debates e inúmeras ações voltadas aos bailarinos e coreógrafos.
Por Janaina Moro / Fotos: Nilza Tonin