O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10° BAEP) sediou na quarta-feira (26), o treinamento de resgate tático ao Policial ferido baseado nos protocolos nacionais e internacionais sobre o tema.
O exercício teve carga de 12 horas-aula e objetivou a troca de conhecimentos sobre materiais, equipamentos e técnicas para atendimento pré hospitalar em ambiente de crise ao efetivo para socorro próprio ou para a utilização em outro policial.
Nas situações de emergência, quando os agentes da Lei estiverem atuando em locais de alto risco em que haja um incidente critico onde o suporte de atendimento hospitalar completo não seja viável como em uma “troca de tiros”, se faz necessário o uso dessas técnicas treinadas, cujo principal objetivo é fornecer suporte básico à vida. O treinamento contou com policiais das companhias, ROCAM e Força Tática do 36º BPM/I (Limeira e região), somando um total de 40 alunos e 08 instrutores.
As instruções práticas foram desenvolvidas e ministradas por policiais do 10° BAEP (Piracicaba), contando com o emprego de pistolas no calibre 40, fuzis nos calibres 5,56 e fuzis no calibre 7,62, simuladores, bonecos, escudos e equipamentos airsoft/ paintball, entre outros para trazer o máximo de realismo ao exercício.
O comandante do 10° BAEP, Tenente Coronel PM Fernando Aparecido de Souza enalteceu a presença do nobre batalhão da Polícia Militar sediado em Limeira/SP (36° BPMI) e mais uma vez exaltou a necessidade de treinamentos maiores, melhores e mais integrados às demais unidades da região. “Treinar resgate ao Policial ferido é de primordial importância, visto que homem é o bem mais precioso da Polícia Militar”, disse.
Foto: Divulgação