Um dos pontos que começa a receber a instalação do equipamento fixo fica na Avenida Marginal, próximo à Avenida Castelo Branco, em direção ao bairro Santa Elisa.
Os trabalhos no local começaram nessa terça-feira (26). Os pontos específicos que vão receber os equipamentos ainda não foram divulgados pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. “Estamos instalando alguns equipamentos e, outros, aguardando a inspeção e liberação do INMETRO.
Quando tivermos os locais, serão divulgados”, disse o secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba, ao ser consultado pelo Diário.
Como destacou o secretário, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) fará a inspeção dos radares móveis. Os demais estão checados, testados e liberados.
Com a finalização do contrato anterior, foi aberto em dezembro processo licitatório para contratação de empresa responsável pela implantação dos novos equipamentos. No novo contrato, a prefeitura manteve o número de radares e incluiu novos serviços e equipamentos exclusivos para a interligação ao Detecta, aprimorando o funcionamento dos radares.
Na fase de testes, a prefeitura avalia se os equipamentos instalados operam de acordo com o estabelecido. Ao final do processo de implantação dos novos radares, serão três radares móveis e 24 equipamentos fiscalizando 48 faixas de rolamento, sendo cinco deles exclusivamente para o sistema Detecta. Os primeiros testes dos radares foram feitos na Via Presidente Kennedy, região sul da cidade.