O encontro foi realizado na manhã dessa quinta-feira (20), no gabinete da prefeitura de Rio Claro, com o objetivo de discutir segurança pública e contou com autoridades ligadas ao setor no município.
Todos foram recebidos pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que destacou a importância da união de todos os órgãos para combater a criminalidade. “É possível unir as polícias e demais setores. Os números que estamos alcançando se devem às parcerias entre as forças. Os índices estão sinalizando que estamos no caminho certo”, disse o prefeito salientando ainda que com o Batalhão da Polícia Militar, instalado em área nobre no Centro, vai contribuir para a segurança da população.
Juninho destacou ainda parcerias com empresas, como a Verde Plan, responsável pelo loteamento Ville, que possibilitou a instalação de câmeras de monitoramento na região sul de Rio Claro.O presidente da Câmara, André Godoy, deixou o legislativo à disposição de todos os integrantes ligados ao setor. “O mais importante é a união em busca do bem comum da população”, afirmou.
Todos os presentes evidenciaram a iniciativa como sendo inédita no município em busca da redução dos indicadores criminais com a integração das forças policiais e demais órgãos. “Vamos lapidar o que está sendo feito e iniciar um segundo projeto dentro da Secretaria de Segurança Pública. Estamos trabalhando também para o Pelotão Ambiental da Guarda e da Patrulha Maria da Penha”, relatou o Secretário de Segurança Pública de Rio Claro, Marco Antonio Bellagamba.
Ocupando a cadeira da Delegacia Seccional de Rio Claro, o Delegado Doutor Paulo Nabuco disse que as parcerias são necessárias. “As portas da Seccional estão abertas para discutirmos e trabalharmos juntos”, disse o delegado destacando ainda a redução nos números de homicídios. O Coronel da Polícia Militar, Érico Hammerschmidt, novamente no comando do CPI-9 (Comando do Policiamento do Interior da Polícia Militar), observou a atual situação de Rio Claro comparada a outros municípios.
“Estou encantado com a evolução, a dinâmica que a cidade adquiriu no trabalho que se destaca na região”, ponderou. Em sua fala, o diretor do Fórum, juiz Cláudio Pavão, ressaltou a importância da integração. “Sabemos que o tempo do poder público é mais demorado por conta de burocracias, a necessidade de ofícios, mas o importante é olharmos para o mesmo objetivo”, afirmou.
Os drones adquiridos pela prefeitura recentemente foram apresentados e deixados à disposição para que todos os setores utilizem dos equipamentos quando precisarem. O diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo, falou da necessidade de continuar investindo em segurança primária e em treinamentos.
“No caso dos drones, estamos realizando todo o treinamento para conhecer a legislação e exigências para uma operação segura”, destacou.
Segundo ele, em breve, uma capacitação para uso dos drones será oferecida para todos os setores de segurança. O prefeito deixou o convite feito para que os órgãos disponibilizem pelo menos dois profissionais para o treinamento. O prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez, convidado para a reunião, observou a importância de projetos sociais e esportivos que têm influenciado no município e são aliados para tirar crianças e jovens do mundo da criminalidade.
“Quando falamos em segurança, um dos principais desafios é o trânsito. Está muito violento, mesmo com todas as ações. É o único índice que infelizmente não conseguimos baixar. São três acidentes graves por dia em Rio Claro. Agradeço a presença de todos e solicito intensificação dos trabalhos de todos os setores para que consigamos melhores resultados. Os números que estamos alcançando se devem às parcerias entre as forças. Os índices estão sinalizando que estamos no caminho certo”. destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Também participaram do encontro o prefeito de Ipeúna, José Antonio de Campos, o Zé Banana; Antonio Carlos Beltrame, presidente da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro); José Sepúlveda, comandante em exercício da Guarda Civil Municipal (GCM); Rodrigo Ragghiante, secretário dos Negócios Jurídicos; empresário Eduardo Lima; tenente-coronel Rodrigo Arena, comandante do 37º BPMI; tenente Bágio, da Polícia Rodoviária; capitão Marcelo Catelani, comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros; capitão Marcos José Pereira, comandante da Polícia Ambiental; 1º tenente Fábio Henrique Giovani, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro; Adriano Marchi, presidente da Comissão de Segurança da OAB; Maura Batista da Cruz Paschoal, diretora do Centro de Ressocialização Feminino; e Márcio Manoel Santos, diretor do Centro de Ressocialização Masculino.