O mais tradicional autódromo do Brasil completou 80 anos nesta semana. Em 12 de maio de 1940, Interlagos foi oficialmente inaugurado com a disputa do GP São Paulo, vencido por Arthur Nascimento Jr.
Desde então, o complexo cravado na Zona Sul da capital paulista, que também compreende o tradicional kartódromo — onde vários grandes nomes do esporte, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa iniciaram suas carreiras —, marcou época e foi palco de grandes momentos. Ao todo, Interlagos sediou o GP do Brasil de F1 em 37 oportunidades, foi o mais importante cenário das principais competições do esporte a motor brasileiro.
No fim de 1989, passou pela reforma mais importante da sua história. Luiza Erundina, que naquele ano havia acabado de assumir a gestão da prefeitura, uniu forças com Piero Gancia para conseguir manter o GP do Brasil de F1 no país e trazer de volta para a capital paulista. Foi uma corrida contra o tempo para angariar recursos e adaptar as instalações.
Do velho traçado de quase 8 km, o circuito ficou com pouco mais de 4 km e teve a influência de Senna, que desenhou o S que leva seu sobrenome para unir o antigo ao novo circuito.
O futuro de Interlagos, contudo, é um enorme ponto de interrogação. Ao mesmo tempo em que a prefeitura empreende esforços para repassar a concessão do complexo para a iniciativa privada, a capital paulista tenta garantir a renovação do contrato com a F1, que vence no final do ano. Só que, em meio às negociações, a pandemia do novo coronavírus paralisou qualquer conversa sobre um novo vínculo.
Foto: Divulgação/PMSP