A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) anunciou, neste início de março, um aumento significativo nos preços do gás, afetando diretamente as tarifas da Comgás que é responsável por abastecer a indústrias do polo cerâmico de Santa Gertrudes. Com vigência a partir do último domingo, dia 10, a Deliberação nº 1504/2024 estabeleceu uma variação entre 4,3% e 6,3% nos preços, tendo um impacto severo sobre os consumidores industriais.
O setor industrial, em especial o cerâmico, surge como um dos mais prejudicados por esse aumento substancial. Enfrentando uma capacidade ociosa significativa, as indústrias cerâmicas já se encontram em uma posição delicada, e esse acréscimo nas tarifas surge como um desafio adicional para o setor.
Diante desse cenário, os representantes do setor industrial têm expressado preocupação e buscado medidas que possam mitigar os impactos desse aumento nos custos. A busca por alternativas energéticas mais acessíveis e sustentáveis torna-se uma prioridade urgente, assim como o diálogo com as autoridades reguladoras para buscar soluções que possam aliviar a carga sobre as empresas e preservar a competitividade do setor industrial paulista.
Foto: iStock/Divulgação/Governo de SP