O número de furtos registrados em Rio Claro aumentou 50% nos nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Entre janeiro e setembro deste ano foram registrados 1725 furtos. O número é 10,3% maior do que o registrado em todo ano de 2021. O aumento tem preocupado moradores e comerciantes locais.
Em entrevista do Diário do Rio Claro, a empresária Marina Naitzki, dona de uma padaria na região central da cidade disse que seu estabelecimento abre às 6h da manhã e fecha às 21h. E, que apesar das câmeras de segurança, a preocupação existe.

“Estamos há sete meses no Centro. Os números preocupam e faz com que a gente tenha um certo receio em relação ao anoitecer. Temos diversos equipamentos de segurança que acabam nos dando uma sensação de proteção. Às vezes vemos uma viatura ou outra fazendo ronda, mas com essa elevação, talvez seja preciso intensificar”, disse ela.
A empresária contou, ainda, que o seu comércio estuda em 15 dias ficar de portas abertas até às 22h por conta das vendas de Natal – considerada data importante para o setor.
“Estamos em fase de expansão. A gente vê que o rio-clarense gosta de ficar ao ar livre e, com as altas temperaturas, nada como um lugar fresquinho para colocar o papo em dia. Vamos colocar ainda mais câmeras na área externa para que as pessoas se sintam seguras”, relata.

Fabíola Katherine Meyer Nascimento é esteticista e também proprietária de um restaurante, também na área central da cidade. O local oferece almoço e jantar até às 22h, o que também a deixa um pouco insegura.
“A gente fica com um pouco de receio. Semanas atrás já tivemos um prejuízo com aquela tempestade e não podemos pensar em outros gastos. Fora que acabamos de sair de uma pandemia. Se a prefeitura puder aumentar as rondas noturnas, ajudaria demais”.
O que diz a Secretaria Municipal de Segurança Pública
A reportagem conversou com o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Rogério Guedes. Ele informou que está em contato com a Polícia Militar para fazer um trabalho em conjunto.
“Vamos aumentar o número de viaturas nas ruas da cidade e ainda fazer uma parceria com a PM para trabalharmos em conjunto em prol da segurança dos moradores da cidade”, relatou.
Guedes ressaltou, ainda, que os comerciantes e moradores se mantenham vigilantes e qualquer suspeita para ligar para o número 153 e 190.

Foto: Divulgação