Em live na tarde de ontem (17), a secretária de Educação Valéria Vellis atualizou as informações sobre o retorno das aulas presenciais no município. Segundo a secretária, o prefeito Gustavo Perissinotto publica nesta quarta-feira (18) decreto em que autoriza o retorno das aulas presenciais na rede estadual a partir do dia 30 de agosto.
Em seu anúncio, Valéria lembrou que a logística de funcionamento da rede estadual fica à cargo da Diretoria de Ensino de Limeira, definindo os protocolos de cada escola e os planos de retomada. A secretária lembrou que as obrigações que competem ao município quanto às aulas estaduais são apenas duas. “Hoje a prefeitura tem dois convênios: para oferecimento da alimentação escolar e o transporte escolar. O restante, a parte de estrutura do prédio, equipe de trabalho, é o estado que fara o controle e definição nesse momento.”
MUNICÍPIO
Sobre as aulas municipais, Valéria destacou que um dos complicadores para a retomada é a falta de profissionais, principalmente do setor de limpeza. Com isso, as aulas deverão ser retomadas a partir do fim de setembro, de forma escalonada, primeiramente a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Como são apenas seis escolas com o EJA, vamos começar com essas e a cada semana, fazendo a abertura das diferentes etapas, avaliando se tudo correr bem e se tivermos o respaldo legal do Conselho Municipal de Educação”, observou.
“A não retomada por enquanto não é uma questão de protocolo, mas sim de corpo técnico profissional. Se tivéssemos todos os funcionários, já estaríamos pensando em retorno de forma gradual e responsável, porque hoje a pandemia está controlada. Claro que ninguém vai ser irresponsável de retornar se uma Cepa vier com força no município, é muita prudência e muito trabalho.”
O vídeo com a transmissão ao vivo da secretária e mais explicações sobre o tema pode ser acessado na página do Diário no Facebook.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação