Os planos de acelerar a aquisição completa da Sauber para antes mesmo do início da temporada 2025 da Fórmula 1 se concretizaram, e agora a Audi assumiu, de fato, o controle total das operações.
À revista alemã Auto Motor und Sport, um porta-voz da montadora afirmou que as negociações foram concluídas “conforme planejado” no dia 1º de janeiro. A transação foi avaliada em 600 milhões de Euros (R$ 3,7 bilhões).
A Audi adquiriu 50% da Sauber quando ambas fecharam um acordo em 2022. Originalmente, a ideia era que a fabricante comprasse mais 25% em 2024 e terminasse a última temporada dona de 75% da companhia. Os 25% finais restariam para que fossem adquiridos antes do fim de 2025.
Entretanto, os planos mudaram desde que Gernot Döllner assumiu como diretor-executivo, em 2023. O empresário começou a preparar um acordo para adiantar todo o processo e pisar fundo no projeto da F1 o mais rápido possível, dando à Audi o controle operacional total da equipe antes de 2026, ao invés de ser somente sócia-majoritária.
Por E. Cortez / Foto: Instagram