Durante o mês de junho de 2024, a Polícia Militar em Rio Claro/SP fez um planejamento específico para garantir a segurança da população durante os eventos e festividades que ocorreram em comemoração aos 197 (cento e noventa e sete) anos do município. Em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Rio Claro/SP, o patrulhamento preventivo e ostensivo foi reforçado nas proximidades dos eventos, principalmente aqueles ocorridos no final de semana dos dias 21, 22, 23 e 24 de junho de 2024, em vista a grande circulação e aglomeração de pessoas e veículos. Esse reforço no patrulhamento teve por objetivo, principalmente, inibir a prática de crimes de furto e roubo de veículos, bem como furto e roubo a transeuntes. Claro que, embora este tenha sido o foco principal do reforço do patrulhamento, é interessante salientar que a presença dos militares estaduais, fardados, caracterizados também pela viatura ostensiva e sinais luminosos acionados, coibi a prática de outras infrações, tais como direção perigosa, agressão, ameaça, dentre outros, potencializando a sensação de segurança da população de bem. Alguns pontos de bloqueio de trânsito foram realizados em vias estratégicas para prevenir a prática de infrações de trânsito, dentre as quais de dirigir sob influência de álcool, além de contar também com o objetivo de prevenção a crimes de furto e roubo de veículos.
O balanço geral foi positivo, os eventos transcorreram dentro da normalidade não tendo sido registradas ocorrências de gravidade relacionadas diretamente às festividades.
Observa-se que nos meses de junho e julho há um aumento significativo no fluxo de pessoas e veículos devido às festas juninas que acontecem, inclusive em área rural. A Polícia Militar , através do programa de policiamento da patrulha rural, intensifica o policiamento ostensivo nas regiões trazendo bons resultados quanto à segurança pública.
Para evitar a ação de criminosos, a Força Pública estadual conta também com o apoio da população, orienta-se a redobrar a atenção durante as festividades, cuidado para não expor carteira e objetos de valor, não deixar bolsas ou mochilas abertas, evitar caminhar olhando para o celular, estacionar o veículo em locais com boa luminosidade, reduzindo assim a possibilidade de uma ação delituosa. Não basta apenas as ações preventivas realizadas pela PM, o cidadão deve colaborar e se colocar em uma posição mais segura, lembrando que, sempre que visualizar uma situação que julgue ser suspeita, não hesitar em ligar 190 para que, assim que possível, uma equipe Policial Militar faça a averiguação.
- Colabore com a Polícia: reporte atividades suspeitas à polícia, fornecendo informações detalhadas que possam ajudar na prevenção e resolução de crimes.
A Polícia Militar reafirma o seu compromisso com a segurança da população e continuará empenhada em aprimorar suas estratégias e ações para manter nossa região um lugar cada vez mais seguro e acolhedor.
Foto: Divulgação