A hora da verdade chegou para Atlético Mineiro e Botafogo. As equipes brasileiras decidem na tarde deste sábado (30), o título da Copa Libertadores da América, a mais importante competição do continente sulamericano. Em jogo, também, uma vaga para o Mundial de Clubes da FIFA que será disputado ano que vem nos Estados Unidos.
Como vem ocorrendo nos últimos anos, a final da Copa Libertadores da América será disputada em jogo único. Atlético-MG x Botafogo farão bater mais forte os corações de seus torcedores a partir das 17h00 (Brasília), quando será dado o pontapé inicial, no belíssimo estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina.
Não há favorito para o jogo. Atlético Mineiro e Botafogo são equipes que se equivalem tecnicamente, ainda que, o momento do alvinegro da estrela solitária seja mais promissor que o do galo mineiro, considerando a campanha de ambos no Brasileirão. Enquanto o Botafogo lidera a competição com relativa folga e caminha para o título que não conquista desde 1995, o Atlético já soma 10 jogos sem vitórias e ocupa posição intermediária na tabela de classificação.
Quando o assunto é Libertadores, o Botafogo, desde a fase de grupos, disputou 12 partidas com 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. A equipe do técnico português Arthur Jorge marcou 18 gols e sofreu 13 com saldo positivo de 5 gols. Na primeira fase foi segundo colocado do Grupo D. Nas oitavas, eliminou o Palmeiras e nas quartas de final, o São Paulo. O momento de maior brilhantismo do Botafogo na Libertadores, até o momento, foi na semifinal, quando despachou o Peñarol do Uruguai vencendo o primeiro jogo, em casa, por 5×0.
Campanha superior fez o Atlético Mineiro. Em 12 jogos disputados, o Galo, do técnico argentino Gabriel Milito venceu 8 empatou 2 e perdeu outros 2. O atacante Paulinho marcou 11 dos 21 gols da equipe no torneio. A defesa do Atlético sofreu 6 gols, com saldo positivo de 15 gols. Na primeira fase, o Galo Mineiro foi primeiro colocado do Grupo G. Nas oitavas de final, mandou pra casa o San Lorenzo-ARG. Nas quartas, tirou da disputa o atual campeão Fluminense e na semifinal superou o River Plate-ARG.
Confira as prováveis escalações das equipes para a grande final:
Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco (Fausto Vera), Arana e Rubens (Deyverson); Hulk e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito.
Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Almada, Savarino e Luiz Henrique; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Para apitar o duelo decisivo da Libertadores entre Alético Mineiro x Botafogo, a Conmebol escalou o árbitro argentino Facundo Tello, que terá como assistentes os conterrâneos Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo e dos canais ESPN e Disney+.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Vitor Silva/Botafogo