As Olimpíadas começam oficialmente nesta sexta-feira (23) e expectativa para os jogos é a melhor possível. Mais uma vez, Rio Claro terá competidores nos Jogos que acontecem em Tóquio. Levando o nome da Cidade Azul, está Jucielen Cerqueira Romeu, Rafael Mamprin Losano, Edival Marques Quirino Pontes (Netinho) e Caíque Botelho.
Netinho, um dos favoritos no Taekwondo, é natural de João Pessoa (PB), mas há sete anos escolheu Rio Claro para morar e treinar, integrando a equipe Pro Team, no Grupo Ginástico.
Rafael Mamprin Losano é rio-clarense, mas reside atualmente na Inglaterra. Ele é o mais jovem a integrar a equipe de CCE (cross country) no hipismo.
A rio-clarense Jucielen Cerqueira Romeu saiu do projeto social desenvolvido na cidade pela Academia MM Boxe e disputa seu primeiro mundial de boxe feminino na categoria até 57kg.
Caíque Botelho é filho de rio-clarenses e estará na retaguarda da equipe de vôlei feminino. Atualmente preparador físico do time de Barueri, Caíque foi escolhido pelo técnico Zé Roberto para acompanhar as meninas do vôlei.
AS DISPUTAS
Jucielen entra na segunda rodada de lutas do boxe. Porém, deu azar no sorteio e poderá enfrentar a britânica Karriss Artingstall, uma das candidatas ao pódio, logo na estreia. Sua primeira luta acontece na segunda-feira (26), às 07h39. Vencendo, enfrenta a coreana Im Aeji ou a austríaca Skye Nicolson por um lugar no pódio. A final da categoria até 57kg está marcada para 03 de agosto.
Netinho será o primeiro da modalidade a lutar. Ele vai encarar nas oitavas o turco Hakan Recber, que foi campeão europeu este ano, no domingo (25), às 01h02. Em caso de vitória, pode terá Bradly Sinden (GBR) ou Tom Burns (NZL) pela frente, às 03h22. A semifinal da chave está marcada para 04h46, enquanto a final da categoria, às 09h45.
Para o CCE, o técnico Ademir Oliveira convocou Carlos Parro (Goliath), Marcelo Tosi (Glenfy) e Rafael Losano (Fuiloda G), além de Márcio Appel (Iberon JMen) como reserva. A vaga em Tóquio foi assegurada com a prata no Pan de Lima, conquistada justamente pelo trio que será titular na capital japonesa. As disputas do CCE na Olimpíada começam no dia 29 de julho, às 20h30, e seguem no dia 30 de julho, às 5h30, e no dia 31 de julho, às 19h45, encerrando no dia 2 de agosto, às 5h.
ORGULHO PARA A CIDADE AZUL
“Pra gente é muito gratificante ver a Jucielen nas Olimpíadas. Trabalhamos muito duro para que esse sonho se realizasse, e é uma sensação de dever cumprido. Por mais que a gente queira a medalha e queira que continue carreira – porque não achamos que acabou agora – mas chegar nos Jogos Olímpicos não é pra qualquer um. A Juci entra para a história, nós entramos para a história como uma academia formadora de atleta olímpico e é muito gratificante. É a coroação de muitos anos de trabalho, é a prova real e concreta de que nosso trabalho é bem feito.” – Breno Macedo, da Academia MM Boxe.
“É muito orgulho poder ver o Rafael nas Olimpíadas. Ver o menino que começou nas categorias de base, que começou como criança ali no Clube de Cavaleiros e depois ir evoluindo e hoje está num patamar de alto nível e ainda tem muito para crescer. Ver um rapaz desse hoje nas Olimpíadas, que é o sonho de qualquer esportista, é coroar todo o seu esforço dentro de um esporte. Então dá muito orgulho ver a dedicação, ver todo esforço desse menino. Todos nós do Clube estamos muito alegres e otimistas, numa corrente positiva, torcendo por ele. É uma sensação muito boa, de vitória, por toda a condição que tem aqui e levar o nome do Clube de Cavaleiros e da cidade de Rio Claro, isso é muito bom. A expectativa é a de que com a presença dele, as pessoas de Rio Claro tenham mais conhecimento sobre o hipismo, a respeito de como funciona esse esporte, que tem um mito de ser esporte de elite, mas que hoje vem se popularizando bastante. Hoje o Clube tem 60 alunos e é uma sensação muito boa ver o Rafael nas Olimpíadas.” – Jetro Rocha, Clube de Cavaleiros.
“O sentimento de ver o Netinho nas Olimpíadas é de orgulho em ver que o nosso trabalho (meu e da Carmen) está em nível Olímpico, fico feliz em ver que nosso projeto por estes resultados está no trilho certo e isso nos dá ainda mais credibilidade para continuar seguindo com todo o trabalho. Satisfação imensa em ver que é possível conquistar grandes resultados com muita dedicação e compromisso diário.” – Nicholas Pigozzi, da Academia Pro Team RC
VÔLEI
Filho de rio-clarenses, Caíque Botelho participa de sua primeira Olimpíada. Atualmente é preparador físico da equipe de Barueri, na qual atua junto ao técnico Zé Roberto – que comanda a Seleção feminina de Vôlei.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, Caíque conta que estar em uma Olimpíada é muito emocionante, “a atmosfera e a energia desse lugar”. Segundo Caíque, “os trabalhos estão bem intensos e refinados e mesmo há um tempo com o Zé, nunca estamos em estado de conforto, pelo contrário”.
Caíque diz que a expectativa para bons resultados é boa. “Como em anos anteriores, não somos os favoritos, mas temos condições de brigar de igual para igual com qualquer seleção do mundo.”
Sobre os protocolos de segurança, ele conta que é exigido o uso de máscara constantemente e a higienização das mãos seguem rigorosos em todas as dependências da Vila Olímpica e hotéis conveniados. “Nossa temperatura diária é adicionada a um aplicativo de monitoramento para controle, juntamente da coleta de saliva matinal diária em um tubo de ensaio plástico que nós mesmos fechamos e entregamos aos responsáveis.”
Aos rio-clarenses Caíque deixa uma mensagem: “agradeço a todos os cidadãos rio-clarenses que torcem e nos apoiam. Uma cidade que me acolheu, me deu amigos e que carrego no sangue a força desse povo trabalhador e guerreiro. Meu muito obrigado.”
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação