O Velódromo Olímpico do Rio recebeu entre os dias 19 e 22 de maio o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista para atletas das categorias Elite e Paraciclismo.
A equipe ABEC Rio Claro foi representada na competição por 11 atletas, sendo 7 na categoria Elite e 4 na categoria Paraciclismo-Tandem: Wellyda Rodrigues, Alice Melo, Nicolle Borges, Ewerton Vieira, Victor Sims, André Souza, José Carlos Abreu, Bianca Garcia, Gimena Stocco, Luiz Letízio e Matheus Fudisaki.
No total, os atletas conquistaram 8 medalhas de Ouro e 1 medalha de Prata, além de outros resultados expressivos em disputas acirradas na categoria masculina.
Principais Conquistas:
– Perseguição por Equipe Feminino (Wellyda Rodrigues, Alice Melo e Nicolle Borges – Equipe Bi-Campeã Brasileira de Perseguição por Equipe)
– Madison Feminino (Wellyda Rodrigues e Alice Melo – Bi-Campeãs Brasileiras de Madison)
– Omnium Feminino (Alice Melo – Bi-Campeã Brasileira de Omnium)
– Scratch Feminino (Wellyda Rodrigues – Bi-Campeã Brasileira de Scratch)
– Eliminação Feminino (Nicolle Borges – Campeã Brasileira)
– Perseguição Ind Tandem Fem (Bianca Garcia e Gimena Stocco – Piloto) – Paraciclismo Classe Tandem (Atletas com baixa visão)
– Perseguição Ind Tandem Masc (Luiz Letizio e Matheus Fudisaki – Piloto) – Paraciclismo Classe Tandem (Atletas com baixa visão)
– Velocidade Ind Tandem Masc (Luiz Letizio e Matheus Fudisaki – Piloto) – Paraciclismo Classe Tandem (Atletas com baixa visão)
– Velocidade Ind Tandem Fem (Bianca Garcia e Gimena Stocco – Piloto) – Paraciclismo Classe Tandem (Atletas com baixa visão)
5° lugar Madison Masculino (Victor Sims e José Carlos Abreu)
7º lugar Eliminação Masculino (Ewerton Vieira)
8° lugar Omnium Masculino (Ewerton Vieira)
“Com certeza foi um Campeonato Brasileiro marcante para nós, principalmente na categoria Feminino. Competimos 5 provas e conquistamos 5 medalhas de Ouro, um aproveitamento 100%”, comentou o treinador e técnico Walter Hohne Junior.
No Paraciclismo, esta foi a primeira participação da ABEC Rio Claro em competições de Velódromo, já com a conquista de 3 medalhas de Ouro e 1 medalha de Prata. Os atletas competiram com uma bicicleta emprestada pela equipe de Santos, já que a bicicleta para velódromo é um modelo específico e não é comercializado no Brasil. “Nosso objetivo agora é conseguir nossos próprios equipamentos para competir no Paraciclismo de Pista e de Estrada, podendo desenvolver ainda mais os nossos atletas. Mas esta não será uma tarefa fácil, já que a bicicleta precisa ser importada”, comentou a dirigente da equipe Natalia Varela.
A equipe se prepara agora para a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, que será realizado entre os dias 22 e 24 de junho, em Palmas-TO. Até lá, competem algumas provas que serão utilizadas como parte do treinamento.
Outro grande objetivo será a disputa da Copa das Nações de Pista pelas atletas Wellyda Rodrigues e Alice Melo, no início de julho, em Cali na Colômbia. Esta competição faz parte do projeto Olímpico de Madison e está entre as prioridades da equipe.
O Projeto Pedala Rio Claro e o Projeto Olímpico Feminino Madison são desenvolvidos pela ABEC Rio Claro, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Rio Claro/Secretaria de Esportes e Turismo, e contam com o patrocínio da Potencial – Eletricidade e Manutenção, Unimed Rio Claro, Viviani Veículos, Shimano Brasil, Comercial Cirúrgica Rioclarense, Sport Bike, Penks Brasil, Xerocopy, Foccus Fotografia, Monely Esportes e HB Brasil e Bike Padrão.
Fotos: Luís Claudio Antunes – Bike76