A atleta Ana Lídia Scopinho Christofoletti, de 15 anos, começou a carreira no esporte aos 13. Em 2019 integrou a equipe do mapa vôlei de Rio Claro, nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. Em 2020 começou a fazer parte da equipe do Sesi Vôlei Bauru, sub-17, onde está atualmente. “Eu sempre pratiquei outros esportes, mas nunca tive a oportunidade de jogar vôlei, pois os treinos eram no horário das minhas aulas, quando os horários se encaixaram comecei a treinar no mini-ginásio de Rio Claro”, contou como começou a se interessar pela modalidade.
Ao pisar os pés nas quadras, a atleta, hoje com 1,85m de altura, não tinha nenhuma habilidade com as técnicas, o incentivo dos demais fez toda a diferença. “Eu cheguei no ginásio sem saber o básico, não sabia dar um toque ou uma manchete, tive que aprender do zero, enquanto a maioria das meninas já sabiam jogar, me senti deslocada, mas por sorte meu técnico Anderson me deu apoio e me incentivou, e também fui muito acolhida pelas meninas”, observa.
Os papel dos pais Vera Scopinho Christofoletti e Silvio Henrique Christofoletti tem sido essencial para a filha seguir sua trajetória. “Meus pais gostam muito de esporte, meu pai jogou basquete, ele chegou a jogar na equipe adulta de Rio Claro, os dois sempre me incentivaram à praticar esporte”, disse, destacando que com isso as oportunidades foram chegando. “Durante os jogos do campeonato APV chamei atenção de alguns técnicos, e nisso algumas pessoas de Rio Claro me incentivaram a participar de seletivas, foi quando em dezembro de 2019, no meu primeiro ano de vôlei resolvi fazer o teste no Sesi Vôlei Bauru. Fiz o teste para adquirir experiência, por fim fui selecionada”, comemora a jovem que para seguir com os treinos se mudou para Bauru.
“Meu maior objetivo no momento é ter uma ótima atuação na minha equipe, isso consequentemente dará resultados para algumas possíveis convocações para alguma seleção, do estado ou do país, trabalharei muito para isso.”
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação