Atualmente muito falamos sobre preservação ambiental e também no trânsito podemos agir de forma a prejudicar menos o meio ambiente. No quesito trânsito pequenas atitudes também fazem toda a diferença favorecendo o seu ambiente.
Para evitar o mau funcionamento do motor e liberação de algumas substâncias tóxicas devemos fazer a manutenção periódica do mesmo.
O veículo terá uma melhor combustão se controlarmos semanalmente a pressão dos pneus, mantendo-os calibrados de maneira correta. Também a bateria veicular deve sempre ser mantida bem carregada e em boas condições.
Outro fator importante para evitar o mau funcionamento do motor e a liberação de toxinas é conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.
Muitas pessoas costumam jogar o lixo de dentro de seus veículos para fora e para evitar esse problema é necessário ter sempre uma lixeira ou sacolinha dentro do veículo. Lixos em vias públicas causam entupimento de bueiros e são uma das principais causas das enchentes.
Utilizar um combustível de menos impacto ambiental como o GNV (gás natural veicular) também é uma maneira de causar menos impacto ao meio ambiente.
Não só os moradores das cidades sofrem com o grande número de veículos circulando pelas ruas, como também o meio-ambiente, dados indicam que quanto mais veículos nas ruas, mais poluição. Isso porque os veículos mais comuns utilizam em sua estrutura a queima de combustíveis fósseis, como o álcool e a gasolina, lançando gás carbônico diretamente na atmosfera. O principal desafio dos próximos anos para mudar esse quadro é desenvolver e popularizar carros com motores elétricos que eliminam a produção de gases, pois a queima é inexistente.
Com o aumento da quantidade de veículos transitando pelas cidades, o poder público faz a retirada da vegetação natural para expandir as vias públicas. Mesmo seguindo as normas da legislação ambiental, esse desmatamento prejudica a biodiversidade da região.
Além dos efeitos externos que afetam o meio-ambiente o trânsito também é responsável por problemas internos nas pessoas, como estresse, fadiga e diminuição da qualidade de vida, por isso a diminuição de carros transitando é uma solução e também optar por transportes coletivos, como ônibus ou bicicletas.
Quem precisa dirigir a trabalho ou mesmo realizar outras atividades importantes da rotina diária e utiliza-se do veículo e também está preocupado com a qualidade de vida e o meio-ambiente, procura seguir as dicas citadas, sendo assim, estará contribuindo para um planeta melhor.