O Aterro Sanitário Municipal de Rio Claro, gerenciado pela Sustentare Saneamento, recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nota 9,6 num total de 10, a maior e melhor nota desta unidade desde a sua implantação. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Rio Claro.
Os investimentos realizados pela Sustentare desde o início de sua gestão foram determinantes para aumentar gradualmente a nota do aterro sanitário de Rio Claro. As ações vão desde a compra de máquinas e veículos, reforma do setor administrativo do aterro, implantação de barracão, colocação de cercas vivas, drenos de chorume, reforma de taludes, implantação de usina de tratamento de chorume, plantio de árvores e melhoria no aspecto visual da unidade, entre outros investimentos.
A Cetesb avalia trimestralmente a estrutura do aterro sanitário em quesitos como: compactação, gerenciamento, condições da balança, isolamento físico e visual, drenagem de chorume e dos gases, entre outros aspectos que são indicadores da qualidade da gestão da unidade. A nota divulgada é uma parcial do resultado anual.
“Trata-se do resultado do planejamento de investimentos e aperfeiçoamento da operação desta planta que, quando a empresa assumiu, estava com notas inadequadas”, diz André Rocha, engenheiro da Sustentare, que administra o aterro sanitário.
Nesta avaliação, especificamente, foram constatadas a boa qualidade da compactação e do gerenciamento total dos resíduos. A compactação adequada gera economia para o município e aumenta a vida útil do aterro, que é responsável por receber aproximadamente 6 mil toneladas de resíduos por mês, além de manter vala industrial devidamente operada.
A unidade realiza tratamento de chorume, que é enviado para tratamento complementar já sem 90% de sua carga poluente. Outras ações de destaque são: separação de pneus, lâmpadas e colchões, que são enviados para reciclagem. Além disso, atende todos os padrões determinados pelos órgãos ambientais.
“A obtenção dessa excelente pontuação é uma grande conquista para o município, que demonstra a preocupação e o respeito da nossa administração pelo meio ambiente”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.