Na próxima semana começa a preparação para a transferência da vara criminal do fórum de Rio Claro às novas instalações entregues sexta-feira (18), na Vila Nova, pelo prefeito Gustavo Perissinotto. De acordo com o diretor do fórum local, juiz Cláudio Luiz Pavão, a previsão é de que de 30 a 60 dias tenha início o atendimento ao público no novo prédio. “Já as varas cívis e da família permanecem na Avenida 5”, informou Pavão durante a cerimônia que reuniu autoridades políticas e do Poder Judiciário, entre outros convidados.
“A entrega dessa obra segue a diretriz de nosso governo, que é recolocar Rio Claro no caminho do qual nunca deveria ter saído”, disse Gustavo, destacando o impacto social e urbano do novo fórum. O prefeito lembrou que o país atravessa o que talvez seja a maior crise sanitária de sua história e, apesar disso, Rio Claro não está parado, e sim se estruturando para a retomada da normalidade. Gustavo também lembrou a contribuição dos ex-prefeitos Du Altimari e Juninho para a concretização do novo fórum. “Vale destacar que o prédio tem amplo espaço e pode abrigar outros serviços”, acrescentou.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, afirmou que a entrega dessa obra é mais um exemplo concreto dos esforços do TJ paulista para viabilizar condições de trabalho para o Poder Judiciário. “A estrutura do antigo fórum de Rio Claro se tornou insuficiente, a nova sede era muito necessária”, disse.
Também presente ao evento, o ex-deputado Aldo Demarchi manifestou grande alegria pela entrega da obra e lembrou que, há dez anos, propôs emenda de R$ 10 milhões no orçamento estadual para a construção do novo fórum, além de ser o responsável pela homenagem ao juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos dando seu nome ao prédio.
Marcaram presença ainda na entrega do novo fórum de Rio Claro o vice-governador Rodrigo Garcia, os vereadores Hernani Leonhardt (vice-presidente da Câmara Municipal), Paulo Guedes, Geraldo Voluntário, Serginho Carnevale, Val Demarchi e Luciano Bonsucesso. Pedro Ivo de Arruda Campos, filho do juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos, também esteve presente, assim como os prefeitos Leandro Martinez (Corumbataí) e Maria da Graça Zucchi Moraes (Itirapina), Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social, o presidente da OAB de Rio Claro, Mozart Gramiscelli Ferreira, o deputado estadual Murilo Félix, o deputado federal Arnaldo Jardim e o ex-prefeito Du Altimari.
Foto: Divulgação