O posto de saúde do bairro Bela Vista foi entregue pela prefeitura e começou a funcionar no dia 27 de maio. A unidade de Saúde da Família do Bela Vista – “Dr. Arindal Carneiro Cesar Pires” – está localizada na Avenida 1-A com a Avenida Ulysses Guimarães. Apesar de ser uma nova unidade para o município, já é motivo de críticas e questionamentos.
Diversos moradores relatam morar nas proximidades e não podem utilizar os serviços. Em uma rede social, uma das pacientes relata. “Fiquei admirada em saber que o posto que fizeram no bairro Bela Vista, pensando ser para os moradores do bairro e também do Vila Indaiá, e não era para nós. Incrível pensar que tenho um posto de saúde no meu bairro, mas tenho que atravessar quatro bairros até o da Vila Cristina”, questionou.
Em seguida, vários outros moradores disseram enfrentar o mesmo problema. “Meus pais moram na Vila Indaiá, apenas cinco minutos da unidade e não podem usar. Eles foram lá e disseram que tinham que ir no posto da Vila Cristina”, contou um internauta. De acordo com a prefeitura, o município passou de 16 para 22 unidades de saúde.
A USF do Bela Vista, conforme informou na inauguração, iria atender usuários previamente cadastrados, em consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos. Outra característica das unidades de saúde da família é ter equipe que realiza visitas domiciliares.
PREFEITURA
A coordenação da USF Bela Vista explica que neste início de trabalho é comum as pessoas confundirem a sua unidade de referência, mas ressalta que ninguém fica sem atendimento médico. Quando ocorre uma situação como esta, o cidadão é encaminhado à unidade de saúde a qual pertence.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os critérios para definir quais moradores serão atendidos em cada unidade são definidos pelo Ministério da Saúde, como número de pacientes, por exemplo. Lembra ainda que a população pode se informar por telefone sobre qual unidade de saúde deve procurar. Entre os serviços oferecidos na USF estão consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, aplicação de vacinas e entrega de medicamentos.