Reunião realizada na sexta-feira (4) em Rio Claro abordou a situação dos autistas no município.
O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), recebeu representantes do Grupo Família Autista de Rio Claro para discutir aspectos em que o atendimento pode ser melhorado, incluindo a gratuidade para autistas e acompanhantes no uso do transporte coletivo.
“É uma reivindicação importante e vamos fazer os levantamentos necessários para verificar a possibilidade de atendimento desta demanda”, observa o prefeito Juninho. “Devemos levar em consideração o atendimento dos autistas e também de pessoas com outros tipos de deficiência para que possam ser beneficiadas”, acrescenta Juninho.
Thais Lopes, presidente do Grupo, lembra que essa seria uma maneira de garantir que nenhum autista deixe de realizar tratamento e acompanhamento por falta de dinheiro para transporte. “A estimativa da ONU é de que 1% da população seja autista, o que em Rio Claro representaria mais de duas mil pessoas que precisam de acompanhamento especializado”, informa Thais.
Para que a reivindicação seja atendida, é necessária alteração na lei. “Vamos realizar os estudos necessários, incluindo levantamento numérico de todas as pessoas que seriam beneficiadas”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Nos esforçaremos para que este público possa ser atendido em sua reivindicação”, acrescenta.
“É uma solicitação que recebemos das famílias e que entendemos ser totalmente pertinente, por isso fizemos o encaminhamento ao prefeito com a expectativa de que essas pessoas sejam atendidas”, frisa a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB), autora de requerimento encaminhado ao poder executivo solicitando a alteração da lei para que as famílias autistas sejam atendidas com gratuidade no transporte coletivo.
SAÚDE
Na reunião foram abordados também os atendimentos realizados aos autistas nas áreas de saúde e educação. Durante a discussão falou-se sobre o tratamento que hoje é disponibilizado a este público e o atendimento que os autistas recebem nas escolas, sempre com foco no que pode ser melhorado. A reunião também contou com a participação dos secretários municipais Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Gilmar Dietrich (Economia e Finanças) e do vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal.