A Associação Nipo de Rio Claro está recuperando por conta própria o segundo campo de gateball localizado no Lago Azul. Cristina Chiemi Tanaka, dirigente e das maiores incentivadoras do esporte em Rio Claro, explica para o D’Esportes que havia tres campos de Gateball no Lago Azul, porém, durante a pandemia em um dos campos foi construído uma área de adestramento de cães e o outro, que está em recuperação, transformado em depósito de materiais, restando apenas um campo. A reforma do campo possibilitará que novos praticantes sejam formados no gateball. Ainda segundo Cristina, o objetivo é despertar o interesse da população a praticar esse esporte tão popular na comunidade japonesa.
Origem
O Gateball foi criado em 1947 no Japão, logo após a II Guerra Mundial, por Eiji Suzuki, residente em Asahikawa, província de Hokkaido. É um esporte apreciado por uma grande faixa etária, da criança ao idoso. Sua regra é simples e o desgaste físico moderado. Estima-se que em todo o mundo o gateball seja praticado por cerca de 8 milhões de pessoas.
Como se joga?
O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com sua ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos. Quem quiser se inteirar mais sobre o assunto pode fazer contato pelo fone: 99210-8479 (zap).
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação