A Associação dos Surdos de Rio Claro foi fundada em 14 de julho de 2003. Ao longo desses 17 anos, atua com o objetivo de prestar Serviço à comunidade com interpretação simultânea de Libras e promovendo a difusão da cultura surda. Foi criada em um período que o reconhecimento e políticas públicas para Inclusão ainda eram mínimos.
Esta nasceu na esperança de conquistas de Direitos e efetivação da Inclusão dos Surdos na sociedade. “As dificuldades encontradas por espaço, principalmente no mercado de trabalho para os surdos e a luta para que isso pudesse encontrar caminhos no Município de Rio Claro, eram difíceis naquele momento.”
Hoje, em uma realidade diferente, mas não menos desafiadora, a Associação dos Surdos de Rio Claro (A.S.R.C) realiza seu trabalho no Município, sob a Presidência de Jaqueline Vallate Carbo. Presta serviço de interpretação simultânea de Libras para Rio Claro e Região, disponibiliza cursos de Libras: básico, intermediário e avançado. Há décadas, vem formando profissionais para atuar em Rio Claro e região.
A Associação ressalta a importância de políticas públicas para comunidade surda, como a estabelecida pelo Decreto 11.713, de 6 de janeiro de 2020, que estabelece que os eventos que gerarem renda para os organizadores, produtores ou artistas, realizados no Centro Cultural, terão que oferecer ferramentas para que surdos possam participar, por meio de legenda descritiva e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A ASRC conta com uma média de 170 surdos. “Essa deficiência, por não ser perceptível, faz com que passem despercebidos pela sociedade em geral e, por quase duas décadas, a nossa luta é que eles possam ter a liberdade de chegar a um local e conseguir falar, se expressar, seja em um comércio, empresa, consultório, hospitais, etc. Enfim, deixar valer os seus direitos de ouvir e ser ouvido”, observou Simone Bolgar Rodrigues, Intérprete de Libras e Secretária da ASRC.
A Associação dos Surdos de Rio Claro está localizada na Avenida 30 – 1210 – Vila Aparecida, Rio Claro, telefone 99984-5174.
Foto: Divulgação