Uma das mais tradicionais e vencedoras agremiações do futebol amador rioclarense e, também uma das mais queridas, a Associação Atlética Santana completa neste dia 19 de julho, 74 anos de fundação.
Primeiro clube amador a ter um estádio distrital em Rio Claro, que leva o nome de um seus maiores dirigentes e abnegados, Antonio Sotero, o Totinha, o Furacão, como é carinhosamente chamado por seus torcedores e simpatizantes surgiu da vontade de um grupo de esportistas aficionados por futebol de formar um clube que levasse o nome do próprio bairro, conforme relata o saudoso historiador José Roberto Sotero, na coluna “Ampulheta Esportiva, publicada neste Diário, em 04/12/2011. O relato, do mesmo autor, também está inserido no livro “História do Futebol Amador e Varzeano de Rio Claro”, publicado pelo Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro e disponível em PDF no site da autarquia, na aba esportes.
A Associação Atlética Santana soma nada menos que 8 títulos de campeão amador de Rio Claro, competição promovida pela Liga Municipal de Futebol. As conquistas foram nos anos de 1977, 1981, 1982, 1983, 1990, 1997, 2002 e 2012. E, nas outras categorias, do dente de leite ao veteranos, o Santana coleciona inúmeras taças de campeão, também, que consagram a sua vitoriosa trajetória de mais de 7 décadas.
Seleção de craques e abnegados dirigentes
Ao longo de 74 anos de fundação, muitos foram os craques que desfilaram sua arte de jogar futebol e suaram a camisa defendendo as cores do Santana, com garra e determinação, bem ao gosto da torcida santanense. Dentre eles, Leivinha, Marcão Bode, Manelão, Nardo, Valter Bis, Luciano, Dinho, Morcela, Carlinhos Ignatti, que formaram na conquista do primeiro título do campeonato amador em 1977. E. além deles, Jordão, Giba, Gibi, Grego, Ezuel, Meroveu, Grifú, Goodyear, Orlando, Marcão, Zé Eduardo, Ieié, Elson, João Traina, Junior Furlan, Valdir Tripe, Reizinho, Erbeta, Toninho Ipeúna, Israel Ribas, Assis, Daniel Argento, Fred, Fabinho Grela, e muitos outros.
Entre os dirigentes que dedicaram o melhor de seus esforços em prol do alvinegro do bairro Santana, estão Antonio Sotero (Totinha), Antenor Erbeta, Ferreirinha, Mirão Bertin, Osvaldo Muller (Turcão), Paraqueda, Ferreirinha, Nadir Sampaio e muitos outros.
A segunda pele de Marcos Guarnieri
Pode se dizer que a Associação Atlética Santana é a segunda pele do ex-jogador e dirigente Marcos Guarnieri, o mais longevo presidente do Furacão, e que atualmente, exerce mais um mandato no cargo máximo da agremiação alvinegra.
Sem dúvida, o presidente Marcos Guarnieri é aquele que, com muito amor e dedicação tem carregado o piano nas costas, como se diz na gíria do futebol nos últimos anos. Marcão, como é conhecido, foi vigoroso zagueiro de área do Furacão na década de 80, e por várias outras vezes exerceu o cargo de presidente do Santana, incumbindo-se, inclusive, da árdua tarefa de cuidar do campo de jogo e das instalações do estádio I Distrital, arregaçando as mangas, correndo atrás de colaboradores para obter recursos e viabilizar a participação do Santana nas várias competições que o Furacão disputa todos os anos.
Para comemorar a data, Marcão Guarnieri deixou uma mensagem para os torcedores e simpatizantes da Associação Atlética Santana, que o D’Esportes publica: “Agradeço em nome de todos, os jogadores e ex-jogadores, dirigentes e ex-dirigentes que fizeram da Associação Atlética Santana um dos maiores e mais vitoriosos clubes amadores de Rio Claro e região. Atualmente, exercendo mais um mandato como presidente, estamos empenhados em finalizar o sistema de irrigação do estádio I Distrital e, também, temos planos para melhorar os vestiários e as instalações do bar social. Ficaríamos muito felizes, se pudéssemos contar com o apoio dos santanenses de coração nesse projeto. Por conta dessas reformas que se fazem necessárias no I Distrital, estaremos ausentes do Campeonato Amador deste ano, mas, é nosso objetivo, voltarmos com tudo ano que vem pra conquistar, quem sabe, o nosso nono título. Deixo aqui meu abraço a todos os santanenses e meus votos de muitas outras glórias a esse clube maravilhoso”.
O jornal Diário do Rio Claro parabeniza também, a Associação Atlética Santana pelos 74 anos de fundação.
Por Geraldo Costa Jr.