O ex-prefeito de Rio Claro e assessor especial da secretaria de Governo da presidência da república, Du Altimari (MDB), visitou a redação do Centenário, onde falou sobre sua atuação à frente do projeto de investimentos da hidrovia Tietê-Paraná.
O emedebista destacou o esforço em colocar a dicussão sobre as hidrovias do país na pauta nacional. “No Brasil, temos rios navegáveis, mas não temos hidrovias”, diz.
Na ocasião da visita, o ex-prefeito apresentou o livro Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná – Panorama e Perspectivas, que é fruto de estudo para o funcionamento da hidrovia. “Começamos o trabalho em 2017, quando queriam fechar a hidrovia Tietê-Paraná. Eles queriam fechar a hidrovia para gerar energia. Então realizamos um trabalho para discutir a hidrovia”, afirmou ao destacar que foi realizado um fórum sobre o tema no mesmo ano e, ao longo de 2018, diversas reuniões sobre o assunto.
IMPORTÂNCIA
De acordo com Altimari, circulam pela hidrovia em questão cerca de nove milhões de toneladas entre grãos, areia e cana. “Só de grãos são mais de três milhões de toneladas. Com os investimentos certos, com os projetos que já estão encaminhados, podemos chegar a nove milhões de toneladas somente de grãos”, esclarece.
Com isso, Altimari afirma que o custo do escoamento da produção seria menor e seguiria exemplos de outros países que usam hidrovia para a logística, como é o caso dos Estados Unidos.
Para alcançar esse modelo de logística, Altimari acredita que o Ministério dos Transportes precisa assumir a responsabilidade na criação de políticas públicas para o setor. “Consegui colocar em pauta nacional, ou seja, dar visibilidade para dar credibilidade para as hidrovias”, finaliza.