No último sábado (14), ficou definida a diretoria provisória do Movimento Pró-Hospital Público Regional em Rio Claro. No mesmo dia, ficou definida nova reunião para o próximo sábado (21), com realização de assembleia para a escolha da direção definitva da entidade.
A assembleia acontece na paróquia Nossa Senhora da Saúde, às 9 horas.
Conforme já publicado nas páginas do Diário do Rio Claro, a iniciativa surgiu em 2013, por meio de ação da Pastoral da Saúde da igreja católica, incentivada, à época, pelo padre Antonio Sagrado Bogaz.
O presidente da diretoria provisória da entidade, Cesar Augusto Borgi, esclareceu que Rio Claro está em defasagem de 135 leitos, considerando a população regional que é atendida pela Santa Casa, que atende o SUS.
“Precisamos de um novo hospital para sanar esse problema. Temos, em média, cerca de 270 mil pessoas na região”, afirma ao lembrar que a Santa Casa mantém apenas 84 leitos.
Vale ressaltar que em apenas 15 dias, em 2013, foram coletadas mais de 21 mil assinaturas de apoio à construção do hospital. O abaixo-assinado com o pedido de intenção de construção do prédio foi protocolado no Ministério da Saúde, em Brasília.
Borgi já tinha declarado que o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), se comprometeu com a doação de terreno localizado no bairro Mãe Preta, próximo à Whirpool.
“O terreno tem 11 mil metros quadrados e está devidamente legalizado. A atual administração sinalizou o local para a construção”, disse.
Na reunião do último sábado (14), os membros do movimento votaram para aceitar a doação, conforme relatou o líder do movimento.