O Diário do Rio Claro marcou presença em um momento importante para a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), com sede em Santa Gertrudes.
Na noite dessa terça-feira (30), o Presidente Benjamin Ferreira Neto, diretoria e equipe receberam autoridades, entre vereadores e o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, empresários e imprensa com um coquetel para inauguração do complexo de placas fotovoltaicas instalado no prédio, por meio de uma parceria com a empresa Thymos Energia.
No total, são 16 placas instaladas sobre o telhado da entidade, que serão responsáveis pela geração de energia elétrica. Toda demanda energética da ASPACER será atendida pelos painéis. O excedente de energia gerada, caso houver, será injetado na rede da distribuidora, resultando créditos, que podem ser utilizados nos meses subsequentes para abater os custos mínimos da fatura de energia.
Ao Diário do Rio Claro, o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, falou da importância e o que representa para economia e meio ambiente. “Vai proporcionar uma redução de custo bastante significativa, do ponto de vista do pagamento da energia elétrica. O mais importante é a disposição da Associação em mostrar para comunidade regional que é possível atuar com energia ambientalmente correta e não poluente. A ideia é utilizar a Aspacer como exemplo”, declarou.
Presidente da ASPACER, Benjamin Ferreira Neto destaca como este novo passo da associação deve ser avaliado. “Primeiro, qualificar o nosso segmento empresarial para um entendimento amplo sobre o tema energia. Segundo, apresentar ao setor possibilidades de aumento da competitividade das indústrias, principalmente sobre itens como eficiência energética e mercado livre”, destacou.
Energia afeta competitividade da Indústria Cerâmica
De acordo Quilici, hoje, aproximadamente 40% do custo total de fabricação de um metro quadrado de cerâmica é energia. O setor é usuário intensivo de energia elétrica e, principalmente, gás natural. Diante da complexidade regulatória do setor e diante de desafios como revisões tarifárias e alterações na legislação no âmbito do Estado e da União, fez-se necessária uma atuação técnica e competente no tratamento desse tema.
“Diversas empresas associadas à ASPACER, sob a condução da Thymos Energia, migraram para o mercado livre de energia elétrica, obtendo na somatória ao longo dos últimos dois anos e meio, uma redução de custos da ordem de 40 milhões. Isso ajudou muito a elevar a competitividade da indústria de cerâmica de revestimento paulista”, disse.
FORN&CER
A cerimônia marcou também o anúncio da 10ª edição do FORN&CER 2019, que é o Encontro Internacional de Fornecedores para Cerâmica e Mineração. Evento bienal, que será realizado na sede da Aspacer. “Teremos um FORN&CER repaginado, mais forte com esta parceria com a MCI, que é uma empresa global, está em 31 países, atua na área de eventos, organizações e atividades similares”, declarou Quilici, já criando uma expectativa do que o evento vai oferecer.
Em sua fala, o presidente ressaltou como a Aspacer tem se preocupado com os parceiros e sociedade em geral. “Nossa associação tem trabalhado para realizar de forma criteriosa projetos e ações que permitam a defesa setorial do nosso segmento. A associação está engajada na luta pelo crescimento, desenvolvimento, proporcionando um excelente ambiente de negócios. O nosso papel é buscar renovação, tecnologia, novas soluções e bem-estar das pessoas”, finalizou.