A ASPACER (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) irá realizar neste mês a 4ª edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural. O evento, que apresenta o tema “O Desafio da Abertura do Mercado do Gás Natural no Brasil”, ocorre justamente em um momento crucial para todo setor produtivo, que tem como insumo o gás natural, tendo em vista que a Nova Lei do Gás está em análise no Senado Federal e posteriormente, se aprovada, caminhará para avaliação do presidente Jair Bolsonaro.
A edição deste ano do Fórum, será realizada de forma remota, transmitida pela internet e acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 17h30 às 19h.
Assim como nos anos anteriores, esta edição reunirá centenas de pessoas, em grande parte stakeholders da cadeia produtiva do gás, entre produtores, transportadores, distribuidores, consumidores, além de empresas ligadas ao setor da comercialização do gás natural e energia elétrica, agências reguladoras, representantes de governos estaduais e do governo federal, e também representantes de instituições de ensino e pesquisa.
De acordo com o diretor Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, atualmente 50% de todo o gás natural consumido no Brasil é utilizado pela indústria: 37% pelas termoelétricas, 8% automotivo, 4% cogeração, 2% residencial e 1% comercial. “O setor cerâmico possui relevância no consumo de gás natural, sendo responsável por consumir 14% de todo o gás natural de utilização industrial no Brasil”, cita ele, acrescentando que encontra-se em tramitação no senado, o PL 6407/2013 – o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, que se aprovado poderá permitir a abertura do mercado de GN no país, viabilizando ao longo dessa década R$ 150 bilhões 4 milhões de novos empregos.
PIONEIRISMO
A ASPACER foi uma das entidades protagonistas na criação da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural no âmbito do Congresso Nacional, realizando missões internacionais para os EUA em 2013 e 2015 (Pensilvânia e Texas respectivamente), participando da elaboração e discussões sobre o PL 6407/2013, o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, atuante no programa “Gás Para Crescer”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2016 e agora mais recentemente no “Novo Mercado de Gás” em 2019 e 2020, também orientado pelo MME, Ministério da Economia, Casa Civil e outras entidades vinculadas ao governo federal.
Mas informações sobre o Fórum, podem ser obtidas por meio site:
www.aspacer.com.br/hotsite/forumgasnatural .
Foto: Divulgação