Mais um esforço em melhorar a qualidade do ar na região, diminuindo o índice do material particulado, a Aspacer – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, Prefeitura e Câmara Municipal de Santa Gertrudes e ABSA – Associação Beneficente Solidária das Acácias, responsável pelas atividades da Guarda Mirim na cidade, promoveram ontem (14) o 1º Plantio de Mudas da Aspacer no município.
Essa é uma ação simbólica para marcar o início do plantio de mudas em trecho não pavimentado da Estrada Municipal Horácio Pascon, onde é registrado o maior fluxo de caminhões com transporte de matéria-prima para o setor cerâmico e muitos caminhões do setor sucroalcooleiro.
A Aspacer foi responsável pelo projeto e pela aquisição de 3 mil mudas, cerca de quatro tipos diferentes de espécies, e a Prefeitura pelo esforço técnico, através dos equipamentos para a execução do plantio. “A Aspacer mantém sempre a disposição em promover ações positivas para a região.
Talvez seja o único setor empresarial de fato a se comprometer com a melhoria da qualidade do ar em Santa Gertrudes e no seu entorno, por isso investimos no projeto da implantação de uma ‘cortina verde’ ao longo de aproximadamente 3 km da Estrada Municipal”, afirma Luís Fernando Quilici – diretor de relações institucionais e governamentais da entidade.
A ação que marcou o início do projeto foi realizada na proximidade da Avenida João Vitte com a rodovia Constantine Peruche, e contou com as participações do prefeito Rogério Pascon. “Estamos empenhados em somar esforços para avançar na melhoria da qualidade do ar”, disse.
Assim como o vereador Willian Bento, representando a Câmara Municipal de Santa Gertrudes, que afirma estar cobrando ações dessa natureza e apoia as iniciativas adotadas em defesa da qualidade do ar do município.
A ação também contou com a participação de dirigentes da ABSA e dezenas de Guardas Mirins de Santa Gertrudes. Almir Guilherme, diretor executivo da Aspacer, comemorou o resultado desse primeiro plantio. “Exaltamos o empenho conjunto, entre Câmara, Prefeitura e ASPACER, para promover ações de sustentabilidade no município”.