Foram definidos nesta semana todos os três painéis que formam a 4ª edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural. Dentro deste escopo estão 16 painelistas, que vão abordar questões relacionadas ao tema do Fórum neste ano que é “O Desafio da Abertura do Mercado do Gás Natural no Brasil”.
O 1º painel, que acontece no próximo dia 19, a partir das 17h30, traz como tema, “Agenda Regulatória da Abertura do Mercado do Gás Natural e conta em seu debate com representantes da Câmara dos Deputados, Governo do Estado, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Nova Transportadora Sudeste S/A.
No 2º painel, que segue no mesmo horário, dia 20, o tema será “ O Papel do Gás Natural na Retomada da Indústria”. Os painelistas são formados por representantes da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores livres, Associação Brasileira da Indústria Química, Associação Brasileira Das Indústrias De Vidro, Associação Nacional Dos Fabricantes De Cerâmica Para Revestimentos, Louças Sanitárias E Congêneres e da Associação Brasileira Do Alumínio.
Já o 3º e último painel, dia 21, também com início a partir das 17h30, será conduzido por painelistas que são representantes da Thymos Energia, Departamento De Gás Natural Do Ministério De Minas e Energia, Operador Nacional Do Sistema Elétrico e do Centro De Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas.
Todos os painéis serão moderados pelo diretor de Relações Institucionais da ASPACER e CEO do Fórum Brasileiro do Gás Natural, Luís Fernando Quilici. A edição deste ano do Fórum, será realizada de forma remota e transmitida pela internet.
História
A ASPACER foi uma das entidades protagonistas na criação da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural no âmbito do Congresso Nacional, realizando missões internacionais para os EUA em 2013 e 2015 (Pensilvânia e Texas respectivamente), participando da elaboração e discussões sobre o PL 6407/2013, o Novo Marco Regulatório do Gás Natural, atuante no programa “Gás Para Crescer”, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2016 e agora mais recentemente no “Novo Mercado de Gás” em 2019 e 2020, também orientado pelo MME, Ministério da Economia, Casa Civil e outras entidades vinculadas ao governo federal. Mas informações sobre o Fórum, assim como as inscrições para participar, podem ser obtidas por meio site: www.aspacer.com.br/hotsite/forumgasnatural.
Foto: Divulgação