Mais um esforço em melhorar a qualidade do ar na região, diminuindo o índice do material particulado. A Aspacer recebeu nessa terça-feira (1º), em sua sede, Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para um encontro com autoridades e empresários do setor cerâmico.
Destaque na pauta de discussão para o projeto de plantio de três mil mudas, que será executado junto à prefeitura de Santa Gertrudes, em cerca de três quilômetros de trecho não pavimentado da Rodovia Horácio Pascon, no município, onde é registrado o maior fluxo de caminhões com transporte de matéria-prima, produto acabado e caminhões do setor sucroalcooleiro. A Aspacer será responsável pelo projeto e pela aquisição das mudas, cerca de quatro tipos, e a Prefeitura entra com o esforço técnico, através dos equipamentos para a execução do plantio, que deverá começar no prazo de 30 dias, com início do período das chuvas.
Dentre outros assuntos, a partir deste encontro com o secretário ficou agendada uma reunião em São Paulo, envolvendo representantes da Aspacer, Unesp Rio Claro, Cetesb e Secretaria do Estado, com objetivo de apresentar a primeira etapa do estudo que está sendo realizado por doutores docentes da Universidade Paulista, denominado Modelo de Gestão para a Qualidade do Ar no Município de Santa Gertrudes. Marcos Penido, durante a visita à Aspacer, fez um sobrevoo de helicóptero, conhecendo o polo industrial e mineral do setor cerâmico. Além de empresários da região, representantes da Unesp Rio Claro e diretores da Aspacer, participaram do encontro o prefeito municipal de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, e o presidente da Câmara de Santa Gertrudes, Antonio Carlos Cândido, onde ambos manifestaram apoio à iniciativa do plantio de mudas.