Até é possível encontrar uma grande parcela da população que não se rendeu a algumas redes sociais, porém é fato que essas ferramentas se tornaram indispensáveis há muito tempo e não somente para entretenimento, mas sim para trabalho e estudos, o que ficou mais intenso com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Trabalhar de casa parecia algo distante para milhares de trabalhadores, porém se tornou rotina e o famoso home office foi adotado pelas empresas para evitar o contágio da Covid-19. Mesmo com a queda no número de casos e com a vacinação, o modelo continua sendo praticado, visto que deu certo, assim muitas empresas não pretendem descartar a alternativa.
Mas se essas redes sociais se tornaram tão necessárias, como fazer quando elas dão pane? Foi o que ocorreu na tarde dessa segunda-feira (4). Os usuários foram pegos de surpresa com problemas no Instagram, WhatsApp e Facebook, ferramentas muito utilizadas no dia-a-dia. Muitos se perguntavam o que acontecia e desconfiava que o problema era apenas na conexão da própria internet. “Eu estava utilizando no momento em que deu pane, acreditei sim que fosse minha conexão, somente depois de um tempo constatei que era falha nessas redes específicas. É complicado porque agora contamos com essas ferramentas para o trabalho, quando não existiam, tínhamos outras opções, claro, mas agora ficamos um pouco reféns. Antes eu trabalhava de forma presencial, durante a pandemia migrei para o online”, contou a empreendedora e vendedora de produtos de beleza Cristiane Santos. “Eu compartilho tudo pelas redes sociais, os catálogos, tiro dúvidas, finalizo a venda e passo o balanço de tudo para a empresa”, contou.
O jeito para continuar o trabalho foi recorrer a outras alternativas. “É precisamos nos adaptar, mas num primeiro momento assusta e você se depara perguntando o que fazer, mas não dá para ficar esperando, então utilizei o e-mail para encaminhar alguns conteúdos até mesmo para mim, como vendas já concluídas e Telegram para se comunicar”, disse.
E a tão esquecida ligação de forma tradicional, que muita gente abomina nos tempos atuais, precisou ser recorrida e desta vez foi muito bem vinda. “Sim, eu nunca mais havia feito uma ligação e ontem foi necessário”, destacou Cristiane.
A estudante de Pedagogia Karen Gabriela Altarugio de Camargo também utiliza muito essas redes sociais para os trabalhos da faculdade. “Temos o grupo acadêmico no WhatsApp, a ferramenta agiliza demais a comunicação e as discussões acerca dos assuntos. Enviamos até os trabalhos concluídos por esta rede”, salientou.
Nessa segunda-feira (4), a futura pedagoga só não foi prejudicada pois já estava com o conteúdo que precisava no computador. “Eu recebi todo o material necessário na noite de domingo e salvei, então consegui concluir o trabalho e a apresentação sem muitas dificuldades, depois enviei finalizado por e-mail”, salientou.
Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso
A instabilidade começou na tarde dessa segunda-feira (4) e foi confirmada pelo Facebook, por meio do Twitter as dificuldades de acesso também nos aplicativos WhatsApp e Instagram.
A empresa comunicou que trabalhava para o restabelecimento o quanto antes porém até o começo da noite de ontem o funcionamento não havia voltado ao normal e o problema já durava mais de seis horas. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disparou em comunicado o grupo norte-americano.
O Twitter também foi recorrido pelo WhatsApp para relatar a situação. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
O Instagram comunicou. “O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso! #instagramdown”, informou.
Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação