Uma mentira pode mudar o conceito que você tem a respeito de coisas que acredita. Uma mentira pode retardar o desenvolvimento de toda a humanidade e uma mentira pode causar um dano muito grande em uma atividade que você conhece. E quantas mentiras você já sentiu na pele que te prejudicaram?
Desde crianças estamos ouvindo mentiras (mentirinhas) de nossos pais, dos nossos professores de pessoas mais velhas. E quando adultos já não temos a força para desafiá-los, de questionar de como fomos ludibriados para tudo continuar do mesmo jeito.
Aquela menina que presenciou a briga de seus pais durante uma refeição pode ter assimilado o fato da mãe dizendo que “homem nenhum presta” e quando começa a ter um relacionamento fica a questão; “Se homem nenhum presta. Quem está comigo também não presta ou não é um homem!” É assim exagerando, é claro, que pode ocorrer um dia.
O cérebro tem uma fantástica capacidade de generalizar, ou seja, achar que tudo é igual ao que foi aprendido uma vez. Se você tem a carteira de habilitação e dirige há algum tempo pode achar muito estranho na Inglaterra alugar um carro e pegar o trânsito em Londres e pode se dar mal, porque o volante é do lado direito e as ruas tem o tráfego um pouco diferente.
Desde o primórdio da civilização acreditava-se que a Terra era quadrada e isso retardou completamente a evolução da humanidade. E tem coisa que você acredita, mas ninguém sabia embora já existia, a Lei da Gravidade. E o que você acredita sobre você mesmo e suas capacidades faz uma grande diferença.
Reflita um pouco sobre os seus sonhos. O que parecia impossível para você e que hoje é uma realidade? Imagine os passos que você deu, o preço que você pagou por isso. Valeu a pena? O que você ouviu que quase o fez desistir deles? Quando realizo mentorias privadas com meus clientes a primeira pergunta que faço é: “Por que você não tem o que quer, fazer ou ser?” Neste ponto eles dizem um “monte de mentiras” para justificar o que não conseguem, e eu os oriento.
Suponho que conheça Usain Bolt, o homem que fez história no atletismo de velocidade, importante representante da Consciência Negra (festejado hoje). Ganhou tudo, bateu todos os recordes, ajudou o seu país a subir o nível de seus atletas e disse algo que muito me impactou: ”Quando era criança, sonhava. Mas deixei de sonhar e comecei a fazer, porque o poder de fazer permite que os sonhos se cumpram.”
O que encontra-se entre o seu desejo e sua realização são apenas “crenças”, “mentiras” que você vem contando há muito tempo sem ao menos desafiá-las. É a sua zona de conforto, é a sua mente te protegendo e impedindo o seu progresso em vários aspectos de sua vida. Não aceite mais essas “mentiras”! Siga em frente! Permita que seus sonhos se cumpram. Pense nisso!