As cores têm funções importantes na vida de animais e plantas, além de serem exuberantes aos nossos olhos pela diversidade de cores existente na natureza.
Passeando por uma praça arborizada ou dando uma pequena caminhada em um bosque nos deparamos com os pássaros, os insetos e o colorido das flores. As cores das plantas e animais não tem só o papel de enfeitar os ambientes, elas são importantes para sobrevivência e reprodução desses seres.
Para atrair animais polinizadores e dispersores de sementes como abelhas e pássaros, as flores e frutos possuem suas cores vibrantes. Nos animais, as cores vibrantes têm papéis de atração ou repulsão, ou seja, papéis opostos.
Nem sempre uma cor vistosa que atrai possíveis pretendentes torna um animal mais evidente aos seus predadores, pois o fato é que nem todos os animais enxergam o mundo da mesma forma. As cores são percebidas de acordo com a capacidade dos olhos dos diversos animais. Por exemplo, os pássaros e alguns peixes enxergam mais cores, enquanto que cães, vacas, gatos, etc, enxergam menos cores.
Uma espécie de lagarto existente no Brasil, em que macho e fêmea têm, praticamente, aos olhos humanos a mesma cor acinzentada, na visão dos próprios lagartos, os animais de cada sexo são completamente diferentes, pois eles possuem um código que somente a própria espécie pode decifrar e pessoas e seus predadores não conseguem compreender.
Conforme sua intensidade, as cores e seus diferentes tons atraem ou repelem, de acordo com as situações que se apresentam, causando também relações de dependência entre plantas e animais.
Nas plantas a cor é de grande valia, pois o inseto – que é o agente polinizador – é conduzido para a região adequada da flor através dos grãos de pólen, alimentando-se e promovendo o aumento da diversidade genética.
Nos animais as cores ajudam a atrair a fêmea para o cortejo, mas as cores fortes não servem somente para atrair, elas também provocam repulsão como, por exemplo, a cor vermelha, que pode significar um alerta como: tenho um gosto desagradável, não é permitido comer ou ainda, sou venenoso. Se a cor vermelha estiver unida às cores preta e branca, o perigo aumenta. A cobra coral é um exemplo do poder dessas cores.
As cores crípticas, ou seja, tons de bege, cinza e marrom, ajudam no processo de camuflagem no meio ambiente dos animais, pois são parecidas com a cor da terra ou pedras, que ajudam os mesmos a esconder-se de seus predadores.
As cores desempenham um papel importante na natureza, pois sem elas as diferentes espécies que vivem em nosso planeta não desenvolveriam diversos mecanismos que garantem a sobrevivência das espécies.