Nota-se no comportamento de fumantes em praias, restaurantes, bares, casas noturnas e estabelecimentos comerciais em geral o descarte por vezes inadequado das bitucas de cigarro.
Ainda nos deparamos com situações em que o cinzeiro, ou mesmo o recipiente disponível para depósito deste material, passa despercebido. Assim, é encontrada grande quantidade de bitucas de cigarro espalhada por gramados, vias públicas, bueiros e em cursos d’água.
Nos últimos anos, a quantidade de bitucas de cigarro encontrada nos oceanos, em diversas regiões do mundo, supera os materiais plásticos. Além de impactarem na qualidade da água, também interferem na qualidade do ar e do solo. Pensando nisso, colocamos alguns pontos que nos ajudam a refletir sobre a importância do descarte correto deste material e a importância de sua reciclagem.
RESÍDUOS DO CIGARRO PODE COMPROMETER A VIDA MARINHA
Essas substâncias, por serem tóxicas e apresentarem em sua composição nicotina, chumbo e arsênio, demoram em média dez anos para sua total decomposição, sendo que antes deste processo, muitos peixes, tartarugas ou outros animais marinhos podem ingerir estas substâncias tóxicas e causar grandes impactos e contaminações na cadeia alimentar, comprometendo a fauna marinha.
RISCOS DE INCÊNDIOS
As bitucas de cigarro, lançadas fora dos veículos em rodovias, e que entram em contato com a vegetação, principalmente em períodos secos e de umidade do ar baixa, podem ocasionar incêndios, comprometendo grandes áreas de vegetação.
ENCHENTES E ENTUPIMENTOS DE BUEIROS
Os filtros de cigarros descartados incorretamente contribuem para entupimento de bueiros, ocasionando, por vezes, enchentes. Os filtros de cigarro possuem acetato de celulose, que demora em torno de cinco anos para se decompor naturalmente.
POLUIÇÃO DOMICILIAR
O cigarro é o principal agente de poluição em ambientes fechados, principalmente os domiciliares, uma vez que, nestes, a quantidade de partículas suspensas no ar, principalmente quando se fuma, é superior ao normal, podendo atingir quantidades elevadas de monóxido de carbono (CO).
DESMATAMENTO
Para o plantio da cultura agrícola do fumo (componente do cigarro da indústria fumageira), muitos hectares são desmatados para limpar a terra. Neste processo, muitas árvores são derrubadas e potentes agrotóxicos são utilizados, contaminando também o solo, e os animais que nele habitam.
RECICLAGEM DAS BITUCAS DE CIGARRO
A reciclagem das bitucas de cigarro já é possível e se faz necessária. Atualmente, existem processos de retirada dos elementos químicos das bitucas, transformando-as em matérias-primas para indústrias de adubo, plástico, fibras, cimento, aços e ferro. As bitucas podem ser recicladas e convertidas em papel e, posteriormente, este papel transformado em objetos ecológicos. Muitos utilizam bitucas recicladas para preparo de condutores elétricos; pontas de cigarro como alternativa de absorção de som; e utilização na fabricação de tijolos de argila.
COMO INCENTIVAR ESTE TIPO DE RECICLAGEM
O incentivo a reciclagem de bitucas de cigarro começa a partir do momento em que disponibilizamos locais adequados para sua coleta, nas empresas ou estabelecimentos comerciais, facilitando sua retirada. Implementando juntamente com isso um trabalho de educação ambiental, a fim de conscientizar o público, em especial os fumantes, quanto às mudanças de posturas frente a este descarte inadequado, e revelando a importância e os benefícios do reaproveitamento deste material, reduzindo significativamente os impactos ambientais.