Desde 1998 à frente da administração do lote 8 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), a Arteris encerra, no dia 3 de junho de 2020, as atividades da concessionária Centrovias. Responsável por 216,8 quilômetros de estradas, no interior de São Paulo, a empresa investiu R$ 3,7 bilhões em obras, prestação de serviços aos usuários, ampliação do sistema rodoviário e outras diversas melhorias que consagraram as rodovias Washington Luís e a SP-225 entre as melhores do Brasil.
A Centrovias colaborou, em duas décadas, com o desenvolvimento econômico dos 12 municípios do entorno de sua malha viária, sendo o trecho da SP-310 (Washington Luís) de Cordeirópolis a São Carlos; e a SP-225 (Engenheiro Paulo Nilo Romano) de Itirapina a Jaú e a SP-225 (Comandante João Ribeiro de Barros) de Jaú a Bauru. As obras de destaque da concessão são a duplicação de 144 quilômetros da SP-225, de Itirapina a Bauru, as obras de reformulação da Ponte Sobre o Rio Tietê, da importante hidrovia Tietê-Paraná; e a reformulação do trevo da entrada do município de Jaú.
Outras intervenções realizadas pela Centrovias, com foco na segurança viária, foram a construção de vias marginais, 22 novas passarelas, além de obras de melhoria em pontes e viadutos, readequação de dispositivos de acesso e retorno, como o trevo de ligação das rodovias SP-310 e a SP-225, em Itirapina; e das obras rotineiras de intervenção no pavimento e manutenção contínua da sinalização vertical e horizontal das pistas.
Operação da Rodovia
Outra atuação que gerou resultados positivos para a companhia e para a sociedade é a operação da rodovia, com o monitoramento e prestação de serviços 24 horas. Com 5 praças de pedágio e 5 bases operacionais de apoio aos usuários, a concessionária disponibilizou viaturas operacionais e equipe especializada para atuar em situações de acidentes – com atendimento mecânico e socorro médico pré-hospitalar – e no apoio aos diversos incidentes na rodovia. Ao final da concessão, a Centrovias deixa a marca de 55% de redução de acidentes com vítimas fatais. A busca pela segurança viária contou integralmente com a parceria da Polícia Militar Rodoviária.
Para além da rodovia
A Centrovias protagonizou uma grande mudança social nas cidades lindeiras às rodovias administradas. O Projeto Escola Arteris capacitou 3.235 educadores e mudou a realidade de mais de 53 mil alunos de escolas públicas com investimento na humanização do trânsito. Materiais didáticos, concursos e outros insumos pedagógicos foram amplamente utilizados. Campanhas de conscientização abrangeram todos os agentes de trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e caminhoneiros. Desde o início da concessão, a empresa repassou às prefeituras de sua área de atuação mais de R$ 386 milhões via ISSQN (imposto sobre serviço de qualquer natureza), destinados à construção de escolas, hospitais ou outras melhorias a cargo do poder executivo em cada localidade.
Internamente, durante a transição, a Centrovias atuou para garantir a empregabilidade de seus colaboradores, possibilitando a transferência de cerca de 80% do quadro de funcionários, para outras concessionárias do Grupo, ou para a realocação em acordo com a Eixo-SP, nova administradora do trecho.
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